sábado, 30 de agosto de 2014

A fórmula da mudança: pó de pirlimpimpim!


Pesquisas. Ah, as pesquisas! Tão adoradas e divulgadas há poucas semanas, agora são demonizadas pela companheirada. Manipuladas, compradas e golpistas, gritam os companheiros, como faziam há pouco mais de uma década. Oposição andava com saudades desse velho chororô. Oposição? Bem, Oposição, hoje, vinha com cara, jeito e cheiro de Situação. Mas com o discurso do novo e da mudança. Aliás, todo mundo queria mudança em Gigante Adormecido. Até quem estava no poder prometia fazer diferente de agora em diante. Coisas que só o povo do carnaval e da fantasia conseguia compreender. Cansado da velha e polarizada luta do bem contra o mal, o povo resolvera inovar e acrescentar um pouco mais de tempero nas cansativas e tediosas disputas de Horário Eleitoral. Apostara considerável número de cartas em uma Fada da Floresta. Tendo o bem, o mal e a fadinha, esse enredo não tinha como dar errado.
Em que encruzilhada se encontravam os companheiros. Precisavam reagir, e rápido, ou seus inestimáveis carguinhos e mordomias se dissipariam na poeira das obras do São Francisco, ainda não transposto. Mas como bater em uma fada? Esse era o dilema da companheirada. Não que lhes sobrasse escrupúlos, o que faltava era coragem de encarar a péssima imagem que faz seu povo daqueles que agridem os seres míticos. Quanta ironia! Pois não fora justo essa tática que lhes garantiram tanto tempo no poder? Criaram a imagem profética do Ilusionista, como o pai dos pobres e benfeitor dos miseráveis. Um proletário idealista que venceu a elite malvada para salvar a todos. Uma figura messiânica e intocável, capaz de eleger uma caricatura como sua sucessora. Agora, nem mesmo o descarado Ilusionista era capaz de avançar sobre essa nova carismática adversária que, como ungida, surgia.
Para superar esse desafio, os destemidos companheiros precisariam de sólidos argumentos e boas acusações. Por isso, já ensaiavam o novo coerente discurso. A fadinha apoia as invasões de terra e a reforma agrária! Defende a devolução de terras aos índios! Critica o acúmulo de capital e o modelo capitalista! É a favor da inclusão social das minorias e do controle do poder pelos movimentos sociais! Ela é comunista! Não podemos permitir que o comunismo chegue a nossa adorada pátria! Abaixo o comunismo! - gritam os companheiros em uníssono.
Nesse reino de fantasia, a coerência é como pó de pirlimpimpim. Faz ideologias voarem de um extremo a outro. E ao povo, só cabe ter pensamentos felizes, que tudo dará certo ao final, como ensinava a boa fada Sininho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.