segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A estrela escondida


Em Horário Eleitoral a nova moda eram os tons pastel. Os candidatos à disputa vestiam-se de azul, verde água e branco. Nada de cores quentes. No máximo um laranja desbotado. Tudo tão pálido e insosso quanto os atletas principais da disputa.

A companheirada, quem diria, usava de todos os artifícios para desgrudarem-se de seu símbolo maior: a reluzente estrela. A antes gloriosa estrela agora era omitida ou relegada ao plano de fundo. Tão diminuta e apagada que era quase impossível enxergá-la. Os companheiros que sempre exibiram com orgulho o vermelho de suas ideologias, hoje vestem-se de azul calcinha, amarelo esquálido e branco. Não seria de se estranhar que em breve adotassem alguma ave tropical como símbolo. Tudo é possível no campo da desfaçatez.

No reino de Poliana, em plena reta final do julgamento da Rainha Mãe, a estrela afastada, seus companheiros deixam de lado o discurso de golpe e se alinham aos algozes de sua alteza. Nem uma singela menção ou defesa de sua companheira nas redes sociais ou em manifestações públicas nesses últimos e decisivos dias. Não há protestos, choro ou gritos de guerra. Os punhos erguidos foram trocados por um virar de costas. A rainha fora impiedosamente abandonada pelos seus. Sem remoço ou vergonha.  Ideologias, símbolos e convicções mostram o que valem, nada.

Tirando as novas cores da disputa todo resto era mais do mesmo. Muito bate coxa pelas ruas. Beijos e abraços no povão. Depoimentos lacrimosos de pais e mães de família exemplares e filhos prodigiosos. A bíblia como livro de cabeceira. Jingles sofríveis em tempos de recursos escassos e maquiagem limitada. Tudo muito cansativo. A desesperança do povo era manifesta com um dar de ombros perante a corrida já iniciada. O povo estava cansado. Não via luz ao final do túnel. As expectativas do povo eram tão pálidas quanto os tons e a superficialidade das propostas e dos candidatos ao trono, onde o novo, o mesmo, e o de sempre, parecem tão miseravelmente iguais. Mediocridade daria a cor e o tom dessa disputa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.