sábado, 2 de março de 2013

Zangão e Chucrute tecem seus rumos


Os dois homens trabalhavam tranquilos na antiga sede de campanha, cada qual em sua poltrona, entretidos e compenetrados com seus novos afazeres.
- Acho que não está bom. Eu andei perdendo alguns pontos. – preocupa-se Chucrute, olhando atentamente e comparando com o cenho franzido, o gráfico e os pontos que tinha a sua frente. - O que você acha Zangão?
- Uma desgraça. Você vai ter de começar tudo de novo. – responde o outro, mal tirando os olhos de sua tarefa.
- Começar de novo não é problema para mim. Já deve ser a quinta vez, se não errei as contas. Eu sou sempre muito persistente. – reponde o alemão, nem um pouco desanimado com os sinais evidentes de fracasso.
- Não é persistência, é teimosia. Coisa de alemão. – responde Zangão, curto e objetivo como sempre. – Por falar em persistência, você teve notícias do Alquimista? Ele conseguiu fazer as pazes com Poliana?
- Parece que ainda não. Estão com as relações estremecidas. Poliana é um tanto rancorosa, você sabe. Mas ela vai acabar perdoando ele. Ninguém consegue guardar mágoa do Alquimista. Ele é tão cativante! – responde Chucrute com os olhos vívidos de admiração – Eu mesmo, não posso ver aquele mago falar. É só ele começar a discursar com aquela fala macia e sedutora, que eu já me arrepio todo e esqueço todos os desaforos que ele já me fez. O homem é um mestre. E eu sou uma manteiga derretida. – admite o ariano, dando de ombros e sorrindo.
- Eu já percebi. Bastaram dois ou três substantivos e algumas locuções adverbiais e você já estava chorando e beijando a careca dele.
- Eu beijei sua careca também, e você só rosna e resmunga, seu velho ciumento. – atiça Chucrute cutucando o outro, provocador.
- Ciumento, eu? Até parece! – bufa o outro, ajeitando os óculos no nariz. – Você beija até os postes!
- Eu adoro as andanças pelo reino. Sentir o calor desse povo hospitaleiro. Você não sabe o prazer que me dá conversar com nossa gente simples, de coração aberto. Ouvir cada dona de casa. Cada mãe de família. A história de suas vidas me enchem os olhos de lágrimas e o coração de esperanças. Eu sou assim. Simples e emotivo. – continua Chucrute já com os olhos rasos de lágrimas.
- E chorão. – resume o sisudo – Eu já me acostumei. Toma aqui um lenço de tergal. Ultimamente eu trago meia dúzia comigo. Mais um hábito que tive que mudar depois que comecei a conviver de perto com você.
- Podia trazer lenços descartáveis. São mais higiênicos. – informa Chucrute enxugando as lágrimas e devolvendo o acessório a Zangão.
- São muito caros. Do jeito que você chora ia me levar a falência. – resmunga o outro voltando a seus afazeres com seriedade.
- Eu estou me sentindo entediado. Ficar parado esperando é uma tortura para minha pessoa. – agita-se Chucrute na poltrona. - Nada acontece há dias nesse reino.
- Verdade. – confirma o sisudo.
- Será que Justiça não vai mudar de ideia? Até quando teremos que ficar de molho? Não é justo todo o dinheiro investido, todo esforço desperdiçado e todo apoio conseguido!
- E todo sapo engolido. – acrescenta Zangão, circunspecto.
- Isso também. – concorda o ariano. – Regados a muito Engov e Lacto-purga! – debocha irreverente o alemão.
- Justiça sempre foi meio lerdinha. Surpreendente foi ela ter trabalhado tanto nos últimos meses. Agora deve ter tirado férias. Mulheres adoram férias! Você sabe como Justiça funciona, não é? Ela precisa pensar muito antes de se decidir. – justifica Zangão, mais centrado e experiente e menos afoito que o outro.
- Sei, sei. Assim são as mulheres. Pensam, pensam, pensam e mudam de ideia como mudam de sapatos. E você deve saber melhor do que eu a quantidade absurda de sapatos que uma única mulher tem. E isso que elas só têm dois pés.
- Calcule a quantidade de vezes que Justiça ainda pode mudar de opinião! – alarma-se Zangão balançando a cabeça, resignado.
- Nem me fale uma coisa dessas. Se Justiça continuar nesse ritmo, nosso reino vai entrar para o livro dos records como a terra com maior número de reis por habitante no mais curto período de tempo. – replica Chucrute.
- Para quem já deve ter o maior número de escândalos, não vai fazer diferença. –responde Zangão.
- E por falar em escândalos, até esses andam parados no reino. Faz dias que não estoura nenhum. Será que a turma de Poliana tomou juízo e entrou nos eixos afinal?
- Duvido. Eles andam é desarranjados. Ninguém sabe mais de que lado está. Pelo menos nisso, Justiça, como boa e velha mulher, conseguiu baratinar a companheirada. Vai levar alguns dias até Poliana botar ordem na casa. Aí sim, as falcatruas vão começar a saltar como antes.
- Pode ser que Justiça interfira. – completa Chucrute esperançoso, atrapalhando-se um pouco com a difícil e atribulada tarefa que executava.
- Se ela não estiver no Caribe. Nas Ilhas Cayman. – completa Zangão, tirando os óculos para examinar o resultado de seu trabalho.
- Temos que confiar em Justiça. – afirma Chucrute, levemente exaltado ao ver que seu trabalho parecia não estar evoluindo a contento.
- Justiça é digna de toda nossa confiança e merecedora de nosso respeito absoluto e inquestionável. – sentencia Zangão, convicto. – Mas é mulher. E como toda mulher está sempre sujeita a seus ataques de fúria desmedida e ternura excessiva. Cabe aos homens de bom senso, dormir de touca, de pantufas e de armadura.
- Isso você aprendeu sendo cinco vezes rei? – pergunta o questionador Chucrute.
- Não. Aprendi dormindo várias noites no sofá da sala. – responde o outro com um leve sorriso.
- Ah, sei como é isso. Viu só? Nós dois temos alguma coisa em comum! – gargalha o alemão se contorcendo na poltrona ao imaginar o sisudo, de pantufas e chambre, dormindo apertado em um sofá. Após vários minutos de rizadas, ele retorna ao seu trabalho e exclama com desagrado: - Que droga! Deixei escapar mais uns pontos!
- Você não tem jeito para essas coisas Chucrute! Você é muito afoito. Nós passamos a tarde inteira aqui e você não produziu nada. Olha só eu. Já terminei meu trabalho. – informa Zangão,  em tom de crítica.
- Nem vem que não tem, Zangão! Você tem muito mais prática que eu. Está aposentado há anos, só jogando paciência, palavras cruzada e aprendendo trabalhos manuais. Eu só tive minhas primeiras aulas de tricô essa semana! É claro que você largou em vantagem. – indigna-se o ariano um tanto vermelho de frustação.
- Que seja. Mas você não fez nem a gaitinha do pulôver! Eu terminei o meu todinho. – vangloria-se Zangão.
- Terminou coisa nenhuma! Faltam as mangas! – alerta Chucrute, jogando as agulha de lado e cruzando os braços emburrado.
- Não é um pulôver, é um colete, seu bobão. Não tem mangas. Todo mundo sabe que eu adoro coletes. – informa Zangão vestindo sua obra prima de confecção moderna.
- Ah, é. Tinha esquecido do seu gosto clássico para roupas. Você vai ir vestindo ele pra casa? – pergunta Chucrute, já esquecido da pequena desavença e adquirindo novamente o ar otimista e brincalhão.
- Nem pensar! Minha mulher detesta os meus coletes. Se eu chegar em casa vestindo um negócio desses vou ter de dormir na sala de novo. E você sabe como é né Chucrute, na minha idade a coluna já não aguenta essas orgias. – informa Zangão piscando o olho para o companheiro de lãs, agulhas e confabulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.