domingo, 23 de setembro de 2012

Poliana segue seu rumo


Poliana tentava manter um andar altivo enquanto atravessava a multidão de admiradores que se aglomerava a sua frente. Sorria, orientava sua assessoria. Continue acenando e mandando beijinhos, estimulava um dos bobos reais. São só mais meia dúzias de criancinhas para carregar, rainha. - incentivava o marqueteiro. Para seus asseclas parecia tudo muito simples, pensa Poliana lutando para não gemer de dor a cada passo. Maldita seja essa tal semana Farroupilha! Precisava se lembrar no futuro de abolir de vez essa época de seu calendário de eventos. Para mostrar a seu povo o quanto seu reinado compartilhava do espírito aguerrido dos gaúchos, sua majestade fora obrigada a passar por intermináveis sessões de fotos e filmagens travestida de prenda farrapa. Em farrapos ficara seu entre pernas, isso sim! – lastima-se Poliana. Se pelo menos tivessem lhe dado um pangaré menos pançudo para montar! - resmunga, procurando manter o sorriso sofrido nos lábios. Seus quartos estavam em frangalhos. Mas o pior ainda estava por vir, suspira a monarca. Mais um belicoso confronto com Oposição lhe aguardava em seguida. Quisera conseguisse se esquivar das chicotadas da rançosa Oposição com a mesma desenvoltura com que desviara de toda bosta de vaca que estivera em seu caminho nesses últimos dias.
- Vamos recapitular suas respostas rainha? - sugere o marqueteiro, aproveitando cada parada para preparar sua alteza. - É preciso que você demonstre naturalidade e segurança na hora de enfrentar Oposição.
- Eu não preciso ensaiar nada. Eu sei muito bem o que tenho de dizer. Eu sempre falo e faço tudo de improviso. Esse é o meu jeito de governar. – afirma Poliana, convicta, continuando a caminhar.
- Já começou errado Poliana! Você não pode admitir que nós decidimos o futuro do reino só nos seus achismos, sem estudos ou embasamento. Assim Oposição vai deitar e rolar! – alerta um membro do clã.
- Não tem nada de achismos! Eu sou muito séria nas minhas resoluções. Não faço nadinha sem consultar o horóscopo do dia. E para decisões importantes, como as modificações no trânsito, por exemplo, eu tenho uma cartomante que é show de bola! Esse é o meu jeito de governar. E vamos adiante! – segue Poliana, entre beijos e abraços de seus sempre fiéis militantes.
- Você precisa ter algumas frases de efeito para usar quando Oposição enveredar para o esburacado caminho da imoralidade, rainha. – aconselha um dos pajens reais.
- Isso é fácil. Olha só: “o povo não quer saber disso, Oposição!” – repete Poliana, torcendo a boca em escárnio, para deleite de sua assessoria. – O povo gosta é de novela e futebol. Você e essa sua onda de denuncismos tolos! – acrescenta em tom de pirraça - Isso é só uma marolinha, Oposição. Tem um tsuname ainda por vir, mas nós vamos adiante! – exulta a rainha, batendo com o punho no peito.
- Excelente Poliana! Que tirada! – aplaude um dos bobos.
- E quanto a todos aqueles processos judiciais envolvendo seus amigos e companheiros, rainha? – continua o marqueteiro imitando Oposição.
- Isso é apelação! - ironiza a monarca – Nós vamos apelar até a última instância, Oposição! Vamos enrolar essa sujeira por anos. Esse é o meu jeito de governar! E, ao contrário do que andam dizendo, nós vamos adiante! Nem Justiça vai nos impedir. Se os mensaleiros engambelaram Justiça por anos, imagina o que eu e meu alinhamento fisiológico faremos nesse reininho interiorano. Justiça vai ter que me engolir! – acrescenta Poliana, com pose de Zé Dirceu.
- Maravilha! É assim que se fala rainha. E que palavras você tem para falar de honestidade?
- Eu não tenho palavra nenhuma. Nem sei do que você esta falando Oposição. A única palavra que eu lembro é desespero. – interrompe-se a rainha para corrigir em seguida – O seu desespero, é claro. Você só sabe dar chute nas canelas e bolada nas costas. Eu não sei ser assim. Eu só gosto de bolada nos bolsos. É assim que eu sou, e esse é o meu jeito de governar!
- E quanto ao bom uso dos recursos públicos? – instiga um pouco mais o marqueteiro.
- Nós usamos muito bem os recursos públicos! Você tem que ver o piso lá de casa. E a banheira, então? Uma belezura! E tem mais, deixar que alguns amigos metam a mão no dinheiro do contribuinte, não tem nada a ver com má gestão. O povo não se importa com isso. Só Justiça que dá bola para essas miudezas e ninharias. – esclarece Poliana afetadinha. - E tem mais, olha o nível, Oposição! - continua sua alteza, no seu tão bem ensaiado papel - Não me meça por sua régua, viu. - acrescenta com olhar enviesado - O meu reinado é medido por taquaras. Taquaras! E você conhece bem o tamanho das minhas taquaras. - conclui a rainha para uma assessoria deslumbrada.
- É isso aí, rainha! Oposição já está quase morta! - anima um companheiro, já na ante-sala da arena de debates.
- Muito bem, alteza. Oposição está quase desistindo! - berra um militante para o séquito que avançava.
- Falta pouco, rainha! Oposição já esta quase se afundando! - grita outro admirador.
- Obrigada meus bobos! - agradece a rainha, olhando afobada para os lados e sussurrando para o assessor mais próximo - Onde é que fica o banheiro? Eu já estou quase me cagando! Rápido! Vamos adiante! - ordena a sudorética rainha, andando desengonçada para o reservado.

Um comentário:

  1. Amiga.
    A cada dia que passa teus artigos estão incomodando pessoas que se escondem no anonimato para despejar todo o fel que possuem nas entranhas. Quero ver ele ou ela falar quando a Justiça caçar os seus lideres.Vão ter que mudar de cidade e não será Brasília pois a Justiça está pegando os mensaleiros.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.