sábado, 15 de setembro de 2012

Plantam-se bandeiras, colhem-se propinas


Sentados em torno da mesa, o estrelado grupo de bajuladores reais faziam uma avaliação crítica dos rumos da turnê a Horário Eleitoral. Poliana descansava em seu trono, enquanto um de seus pajens massageava-lhe os pezinhos calejados pelas intermináveis andanças na esburacada periferia do reino. Talvez devesse ter gasto mais em calçamento e asfalto, e menos em propaganda enganosa e ilusão de ótica. - pensa a rainha exausta, enquanto ouvia a discussão de seus bobos.
- Eu disse pra vocês companheirada, não é bom cutucar Oposição com vara curta. - alerta um dos membros do MSTT (Movimento Só Tramóia e Trago), puxando a camiseta vermelha para cobrir melhor a barriga. – Não podemos dar motivos para réplicas de Oposição.
- Que vara curta o quê?! Vocês já viram o tamanho das nossas taquaras? – pergunta um líder do SindiPelego, impressionado.
- É mesmo, eu nunca vi nada assim tão grande. Onde é que nosso clã consegue aquelas coisas enormes? Parece negócio de outro mundo. – concorda uma velha matriarca do grande clã.
- São importadas de Cuba, nossa ilha de fantasias, é claro. Nós temos uma plantação de taquaras geneticamente modificadas por lá - esclarece o camarada Boina Verde.
- Eu acho isso o fim! – intromete-se Poliana, como sempre injuriada. - Com toda a propaganda enganosa que andamos espraiando pelo reino, Oposição foi ficar impressionada com uma coisinha tão sem brilho ou esplendor como as nossas taquaras. De que adianta investir tanto dinheiro em marketing e photoshop, afinal?!
- Nem dá bola, rainha. Oposição é uma despeitada, isso sim. Ela morre de inveja do tamanho das suas taquaras, Poliana.
- E de quem foi a idéia de colocar aquelas pessoas na TV, dizendo que seguram as taquaras de Poliana por amor a nossa carismática rainha? – pergunta um membro da Irmandade do Fogo - Sei lá, mas elas não pareciam muito entusiasmadas com nossa causa.
- Os tempos são outros, meus amigos. – suspira o camarada Boina Verde, nostálgico. Antigamente tínhamos militantes cegos, mas gratuitos. Hoje precisamos pagar para cada bandeira erguida. E ainda temos de fornecer as taquaras! Pelas barbas de Fidel, o que o capitalismo selvagem e o neoliberalismo fizeram com nosso povo?! – exalta-se a velha estrela.
- Não foi o capitalismo, camarada. Foi o mensalão e nosso oportunismo sem limites, seu bobão. – elucida Poliana, a socialite socialista.
- Eu gostei daquele programa onde mostramos como nosso reino está florido e perfumado.- interrompe um dos bobos da corte - Eu nem sabia que tinha sido você, rainha, que havia inventado a primavera! Como você é ardilosa Poliana.
- Modéstia a parte companheiro, mas até os Ipês me idolatram! E por falar em perfume, ainda bem que a esclerosada Oposição esqueceu os tempos em que nós nos afundamos em lixo e chorume. – agradece sua alteza, erguendo as mãos para o céu.
- Oposição também esqueceu as enormes e desumanas filas do desrespeito nas casas de saúde, da falta de remédios e curandeiros, e da agonia dos doentes que esperam por...
- Nem eu sei do que você está falando, seu estúpido! – irrita-se Poliana. - Quem convidou esta toupeira para a reunião! - grita a destemperada rainha.
- Ele é um dos membros da OP (Orquestra Partidária), rainha. - cochicha um dos asseclas reais.-  Veio aqui para dar sua opinião e expor algumas demandas de sua comunidade.
- Se quer expor alguma coisa, vai expor uma dúzia de nossas bandeiras na sua casa, viu?! Agora não é hora dessas bobagens de confronto de idéias e opiniões. Agora, é hora de balançar a cabeçinha pra baixo e pra cima, viu? Assim! - demonstra Poliana, intimidadora.- Diga: sim! Assim! E vamos adiante! - ordena a sempre popular e democrática monarca.
- Eu achei muito boa a imagem da Poliana gaudéria. - interrompe, conciliador, um dos presentes - Você parece a reencarnação da Anita Garibaldi, alteza!
- Nossa equipe de marqueteiros está trabalhando na idéia de que foi nosso clã que inventou o orgulho gaúcho também. Aguardem! – esclarece Poliana, fazendo mistério.
- O que me preocupa, é que Oposição não esquece como nós chafurdamos em escândalos. - lamenta um companheiro, apreensivo.
- Isso aí é bobagem! Nosso povo não liga para essas tolices. – afirma Poliana -  Nós ergueremos cinqüenta taquaras para cada propininha que recebemos nesses anos. Para cada alvará ilegal: vinte taquaras! Para cada pedra afanada: duas taquaras! Para cada semáforo e lombada eletrônica que deixamos de lucrar: cinco taquaras! Para cada vaga de estacionamento: uma taquara! Para cada outdoor e panfletinho superfaturado: duas taquaras!
- Meu Deus! Aonde vamos arrumar tanta taquara, Poliana? – questiona um companheiro, pálido de preocupação.
- Não sei. Virem-se, seus molóides!  Compra e venda de popularidade é serviço de vocês. – sentencia sua majestade, anunciando em seguida: Agora eu vou gravar um dos nossos programetes em frente ao novo MacDonald’s. Nós vamos anunciar ao nosso povo que essa foi mais uma obra de meu empreendedor reinado. Uma demanda reprimida da OP, nossa fantástica ferramenta de participação popular! Isso é oportunismo e esse é o meu jeito de governar! - conclui, satisfeita, nossa astuta monarca. 

3 comentários:

  1. INTELIGENTE COMO SEMPRE. DÁ UMA OLHADA NO MEU BLOG SOBRE A "IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE POIS, ANA E DA COLIGAÇÃO SIM, VAMOS ADIANTE !
    TEM O INEITOR TEOR DA "DECISÃO JUDICIAL". BOM FIM DE SEMANA !!!

    ResponderExcluir
  2. CONTINUA a mais perfeita idiota,tenta usar de sinonimos q sincronizam frazes de efeito se colocando como numa escritora q busca cadeira na academia,tentando imprecionar alguns idiotas com este crapula do marco geib,um caloteiro de primeira linha,e outros q se autodenominan de doutor em horario politico,q ridiculo doutor,quem sabe fa´ra ums cem votos,claro
    que estou ezagerando..........e quanto a doutora ,quanto azedume ,q amargura,deve ser de um mau humor sem medidas....mas o conssolo é q poderá
    ficar escrevendo asneiras por mais quatro anos,bjo prince.

    ResponderExcluir

  3. Caro (a) Anônimo(a)
    Em virtude das ofensas proferidas a outras pessoas, estou editando seu comentário retirando os nomes e identificações de outrem. Espero continuar contando com suas valorosas contribuições ao meu blog, peço apenas que procure direcionar os comentários ofensivos exclusivamente a minha pessoa. Deste modo poderei publicar suas opiniões na íntegra.
    Obrigada.
    Kátia Filgueras

    CONTINUA a mais perfeita idiota,tenta usar de sinonimos q sincronizam frazes de efeito se colocando como numa escritora q busca cadeira na academia,tentando imprecionar alguns idiotas com este ..... e quanto a doutora ,quanto azedume ,q amargura,deve ser de um mau humor sem medidas....mas o conssolo é q poderá
    ficar escrevendo asneiras por mais quatro anos,bjo prince.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.