sábado, 8 de setembro de 2012

Poliana - a donzela ofendida


A compenetrada Poliana ensaiava em frente ao espelho o novo papel que desempenharia logo mais em Horário Eleitoral. Era preciso fazer cara de indignada, aconselharam seus marqueteiros. Uma indignação contida e com pitadas de benevolência. Precisava passar a seus súditos um ar angelical, quase virginal, assim todos se revoltariam com Oposição por ousar deflorar a imagem de uma rainha tão doce e contida. Até seus bons e velhos bobos da corte, acostumados a presenciar as incontáveis crises de histeria e descontrole de sua alteza, comoviam-se com essa nova Poliana que se apresentava em frente as câmeras.
- Eu hoje acordei um pouco revoltada. - começa a rainha, pousando candidamente as mãos sobre o colo – Não posso mais agüentar as calúnias e difamações que a rancorosa Oposição joga sobre mim. – comove-se Poliana já com os olhinhos de biscuit lacrimejantes. – Eu não consigo entender por que ela age assim! - soluça - Eu sempre a tratei com tanto tato e educação. Eu não tenho culpa de ser tão carismática e adorada por meu povo. Jamais imaginei que causaria tanta inveja a pobrezinha.
- É realmente lamentável tal comportamento, rainha. - interrompe o marqueteiro, com ar de desgosto, seguindo atentamente o script - O que mais magoa sua alteza com essa atitude mesquinha de Oposição?
- Esse negócio que ela anda falando sobre honestidade, é claro!É uma afronta!- continua Poliana, empertigada e com o queixo trêmulo de desgosto.
- É verdade, majestade, a senhora deve sentir-se muito ofendida com esses insultos. – lamenta pesaroso o marqueteiro aproveitando a deixa.
- Ofendida, não.Ultrajada! Oposição se acha grande coisa só por que descobriu meia dúzia de pequenos delitos cometidos em meu reinado de oportunistas. Nós já fizemos cada picaretagem maior e mais inteligente que essas tolices que ela fica jogando na minha cara. Ela certamente subestima minha astúcia e de meus bobos. Mas isso não vai ficar assim, viu Oposição! – acrescenta a monarca com o dedo em riste, olhando ameaçadoramente para as câmeras.
- É importante, rainha, que a senhora esclareça que nunca houve prejuízo para seus súditos nesses roubinhos sem importância.
- É isso mesmo. Quando nos pegaram em flagrante surripiando o que não era nosso, nós prontamente devolvemos. Por tanto não foi crime. Tentar roubar não tem nada a ver com honestidade, não é mesmo? Isso é oportunismo! Esse é o meu jeito de governar. -  completa a monarca, cruzando os braços sorridente. - O que é realmente lamentável é ser pego! Isso sim é o fim. – suspira Poliana continuando seu desabafo. – Outra coisa que me revolta é essa distorção que Oposição faz dos fatos. Burlar a lei para favorecer um companheiro é amizade. Pura lealdade, isso sim. Eu não consigo ver o que Oposição acha de errado nessas pequenas coisinhas. São apenas desvios éticos, como costumamos chamar no nosso clã de sanguessugas.
- E não houve qualquer dano aos cofres públicos?
- Dano nenhum. Meus adoráveis contribuintes nem se deram conta da falta de algumas moedinhas reais. O que são algumas centenas delas para um reino tão rico como o meu. Esse meu povo é muito solidário e compreensivo e tenho certeza que não pretende aderir a esse modismo tolo de ética e austeridade que anda rondando por aí.
- É bom salientar que a senhora afastou prontamente todos os envolvidos nesses errinhos básicos, não é mesmo?
- Claro que sim! Expulsei todos do castelo, imediatamente, logo após ter recebido as ordens da impiedosa Justiça. Eu não sou boba de desobedecer Justiça, né? Afinal, eu já tenho enroscos suficientes com esta aí também. – acrescenta Poliana dando uma piscadela marota para as câmeras. - Por falar em Justiça, essa foi outra decepção na minha vida. Parece ter sido contagiada com esses discursinhos populistas de ética e integridade. Nos últimos tempos deu de recriminar, com pose de doutora da retidão, até mesmo meus padrinhos mensaleiros! Um total disparate! – prossegue a altiva rainha mantendo a pose de monarca ofendida.
- E, com toda sua benevolência Poliana, existe algo que você gostaria de dizer para Oposição, sua infame e desleal perseguidora?
- Eu quero pedir a Oposição que me deixe em paz. É melhor parar de me provocar. Você não sabe do que sou capaz, viu Oposição? – ameaça a rainha com os olhinhos de biscuit faiscantes - Eu posso resolver atacar também, hein? – acrescenta olhando firmemente para a câmera. - Se você achou que meter a mão em uma pilha de pedras, favorecer a companheirada e superfaturar uns panfletinhos era imoral, você ainda não viu nadinha! Você não perde pra ver o que eu consigo fazer com algumas continhas no banco e duas dúzias de laranjas. Ninguém é páreo para a poderosa Poliana! – conclui a rainha lançando um último olhar mafioso para as câmeras e fazendo até o marqueteiro suar frio.

4 comentários:

  1. capacidade para fazer alguma coisa que faça bem para as pessoas que precisam é difícil,porem escrever destilando veneno de sua língua suja e porca é de sua especialidade,medica de segunda categoria ,q mama dos cofres públicos um salario q nem por perto merece,mostra toda sua incapacidade pois nem mesmo consultório pode montar até hoje,idiotas do teu naipe não merece trabalhar com pessoas,e sim com tipos da tua naipe,deves te esconder atras do dinheiro q sobrou da construção das escolas q iriam desabar na cabeça de dezenas de crianças, e quem sabe bater o recorde de vitimas da barragem da corsan,não é mesmo?cuide de tua vida q deve ser uma merda,pois o q mais gosta é cuidar da vida dos outros,idiota,mal amada,incompetente,sangue-suga...........beijos princesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só escondendo-se no anonimato para ser capaz de digitar tantas improbidades.Realmente,vc não conhece a autora destes contos. Uma pessoa especial,que se preocupa com os menos favorecidos e encontrou uma forma inteligente de tecer sua visão do mundo administrativo de Campo Pequeno,ou seja Erechim. Por favor,anonimato é feio,desonesto e não leva a lugar nenhum e, pior, parece recalque puro.

      Excluir
  2. Pessoas sem moral e desqualificadas se encondem no anonimato para atacar aqueles que tem coragem de escrever aquilo que pensam. Se o Anônimo fosse uma pessoa com um pingo de civilidade e urbanidade não escreveria tantos despropério e ofensas pessoais contra uma pessoa inteligente e sarcástica. Deixe de ser covarde PTRALINHA e mostre sua cara. Pois quem defende um governo cheio de pessoas aproveitadoras e que denigrem a imagem de nossa cidade e fosse realmente um HOMEM ou uma MULHER de caráter e de opinião não se esconderia atrás do anonimato. PROVAVELMENTE ELE TEM VERGONHA DE MOSTRAR A CARA PARA DEFENDER OS SEUS LIDERES.

    ResponderExcluir
  3. Como existe gente covarde que para destilar seu fel e expressar a sua total falta de educação se enconde atrás do anonimato. Isto só ocorre com pessoas que nada tem a dizer de construtivo e deve ser um pau mandado do atual governo de oportunidade dos companheiros PTralhas. Essa pessoinha demonstra que estão apavorados pois estão para serem tocados do passo municipal. Isto é desespero. Imaginem o que ele fará quando aparecer toda a verdade deste governinho? Gostaria que ele explicasse quem são as partes no Inquérito Policial 2008.71.17.001190.5 que foi remetido para o TRF4.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.