domingo, 9 de novembro de 2014

Oposição renasce dos votos


Enfim, um milagre! Na verdade, milhares deles, chamados votos, fizeram renascer das cinzas a múmia decrépita e sonolenta que há anos hibernava em berço esplêndido. Oposição finalmente acordara! Se mexia. Respirava. Até bradava! E com que força e ânimo bradava. Um fato cientificamente surpreendente que, após 12 anos em estágio vegetativo, conseguisse se movimentar e se articular com razoável coordenação. O povo mal conseguia acreditar em tal feito. Nem se lembrava que Oposição ainda vivia. Afinal, o povo só conhecera oposição vestida de vermelho e com estrelas nos olhos. Situação estava aturdida. Democracia sorria satisfeita, pois Oposição viva e ativa faria bem a todos. Ao povo, e principalmente à Democracia.
E com que ímpeto e fôlego adentrava Oposição em campo. Os comatosos anos de pasmaceira, negligência e omissão, pareciam ter, de fato, ficado no passado. Oposição exigia ética e respeito ao dinheiro dos contribuintes. Defendia a moralidade em Gigante Adormecido e o combate intransigente a corrupção e a punição de corruptos. E o respeito a Democracia. Gritava, como gritaram em outros remotos tempos, companheiros e estrelas de primeira grandeza, contra a manipulação traiçoeira e imoral das pessoas menos favorecidas de futuros e esperanças e, necessariamente assistidas por benefícios assistenciais. Criticava com ardor e legitimidade, o incentivo asqueroso à luta de classes, etnias e convicções. Prometia lutar pela liberdade de imprensa e a transparência com a coisa pública. Defendia a autonomia dos poderes legitimados e instituídos.
Uma Oposição golpista, é claro! Pregar um reino onde corruptos sejam investigados e condenados. Onde pobres tenham estudo e emprego e não necessitem de programas assistenciais. E onde todos, sem distinção, sejam cidadãos iguais, de fato e de direito, sendo eles pobres, negros, brancos, sulistas, nordestinos, índios, transexuais, homossexuais, ateus, crentes, católicos, analfabetos ou doutores, é puro idealismo golpista. E capitalista! Não existe justiça social sem confronto e luta de classes. Sem apartheid, ódio e intolerância. Sem nós, contra eles. Sem bons, contra os maus. Assim nos ensinou a última jornada à Horário Eleitoral. Cabe a renovada Oposição mostrar o contrário.
Que Oposição saiba trilhar um caminho diferente. Que não abandone o discurso da ética em troca de poucos parlamentares favores. Os milhares de opositores, que hoje surgem em Gigante Adormecido, que não se voltem contra os desfavorecidos, que por necessidades diárias e urgentes, não podem abdicar do assistencialismo cabresteiro, mas que serão sempre cidadãos dessa nossa pátria. Pode-se questionar, suas consciências na hora do voto, mas sem esquecer que a quem não é dada a dignidade da autonomia e subsistência, não é coerente ou justo se cobrar ideologias e consciência cívica. Ideologias e condutas morais e éticas devem ser cobradas de nossos parlamentares, bem alimentados e remunerados. E que mesmo assim, sendo de Situação ou Oposição, se vendem por imorais bolsas de apadrinhamentos, mensalinhos ou mensalões. Que essa Oposição, que ora surge, traga algum alento e crédito aos milhões de cidadãos que não compactuam com a imoralidade e frouxidão de caráter de seus governantes. Que seja forte, destemida, combativa e digna da maioria do povo dessa terra. E que os represente. Assim espera Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.