sábado, 26 de julho de 2014

A seleção de trapalhadas no reino de Poliana


Poliana estava injuriada. Bastava afastar-se alguns dias do trono, e seu reinado já infestava a mídia e redes sociais com denúncias de mais um fiasco. Dessa vez, no processo de seleção de servos reais. Só podia ser bruxaria ou olho gordo dos invejosos. Até mesmo quando as trapalhadas não eram obras diretas de seus companheiros, sobrava para a pobre e sofrida rainha. Devia ser alguma urucubaca! O mesmo dedo podre que Poliana demonstrara para escolher alguns de seus bobos, parecia contaminar seu reinado na hora de contratar empresas para seleções de serviçais. A monarca e sua corte atraíam fraudes e incompetência como um ímã.
Através do skype, Poliana, de férias, fazia uma videoconferência com seus bobos para resolver mais esse embrulho.
Pelas barbas de Fidel, companheirada! Onde foi que vocês foram encontrar essas duas empresas de fundo de quintal para realizar os concursos no meu reino? No pátio da sede dos Companheiros Unidos no Trambique (CUT), por acaso? Vocês não tem pena de me fazer passar tanta vergonha pública?! - queixa-se a rainha.
- Também não precisa exagerar, Poliana. Foram apenas alguns pequenos percalços nos tais processos seletivos. Nada que não estejamos contornando.- defende o bobo do marketing.
- Pequenos percalços, não é mesmo? E que rendeu muito assunto e polêmica nos últimos dias. Como é que conseguiram perder as provas de centenas de candidatos?! Alguém pode me dar uma explicação razoável? - indaga a rainha, irritada - E não me venham com aquele papo furado de extravio pela transportadora. Eu não sou tão idiota! No mínimo, nós tentamos favorecer alguns de nossos companheiros e, como de praxe, até nas picaretagens mais rotineiras conseguimos ser incompetentes. Por isso precisamos inventar essa desculpa ridícula e estapafúrdia.
- Na verdade, alteza, o veículo que transportava as tais provas caiu em um buraco no asfalto e não conseguimos resgatá-lo. Para evitar mais críticas a nosso reinado, optamos por colocar algumas cargas de brita e uma camada de asfalto sobre o escândalo e inventamos essa historinha de problemas com a transportadora para contentar a opinião pública. - esclarece o bobo.
- E, ao que parece, deu certo. Teve gente que conseguiu engolir essa conversa mole de que os cartões respostas foram “perdidos” por uma transportadora fantasma. Mas, da próxima vez, tentem se esforçar com uma enrolação menos estapafúrdia. - aconselha, severamente, a rainha. - E a outra empresa que nós contratamos, que está sendo acusada de plágio? Vocês não pediram nenhuma referência antes de contratá-la? Ela já havia participado de alguma seleção anteriormente? - questiona Poliana, desconfiada.
- Claro que sim, Poliana! Nós somos muito detalhistas, você sabe. Essa empresa contratada por nós, tem vasta experiência em seleções e concursos. Tem um currículo extenso. Já havia participado de vários concursos de beleza! Miss Erva Mate, Rainha do Salame e a disputada escolha das duas princesas étnicas da Festa do Leitão Atolado! - esclarece um dos bobões.
- Nossa! Estou impressionada com essas referências! Quanta qualificação!
- E tem ainda mais! Foram banca decisiva nas quermesses de junho. Classificaram cuidadosamente as melhores carapinhas de amendoim e as pipocas carameladas, em importantes festas juninas do interior.
- Eles parecem mesmo gabaritados.
- São qualificadíssimos, alteza! É só procurar na internet. Até os gabaritos das provas você vai encontrar por lá.- ressalta o bobo da mídia.
- Não entendo porquê os candidatos se queixaram de encontrar todas as questões do concurso na internet. Que povinho mais alienado e ultrapassado, não é mesmo?
- Você sabe como são enjoados esses tais candidatos, não é Poliana? Estão sempre prontos a criticar e reclamar.
- Sei. Eles deviam ter estudado menos e passado mais tempo na internet. Teriam se saído melhor nas provas.- constata a profética rainha – Mas como vamos contornar mais esse vexame público?
- Ainda estamos estudando o assunto, rainha.
- Que estudar, que nada, meus bobalhões! Nada de quebrar a cabeça. Procurem na internet! As respostas para todas as perguntas encontram-se lá, no Google! Só candidatos estúpidos é que não sabem disso, não é mesmo? Que Deus me proteja de serviçais assim tão preguiçosos e incompetentes.- clama sua alteza - Anulem o concurso e contratem outra empresa. - resolve a rainha, decidida como sempre.- Mas sejam mais criteriosos na escolha da próxima empresa. - aconselha a magnânima - Pesquisem detalhadamente seu perfil no facebook. Não vai ter erro dessa vez. Todos, até as empresas de fundo de quintal, são perfeitas no facebook. - conclui Poliana, resolutiva como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.