domingo, 12 de janeiro de 2014

Papo de cozinha


Poliana comemorava a volta de Santo Jorge ao palácio, agora como o novo bobo das obras da rainha. Santo Jorge era figura indispensável nos shows pirotécnicos da Orquestra Partidária (OP), por isso Poliana se empenhava tanto em mantê-lo por perto. E ele tinha a capacidade incomparável de desocupar o mesmo lugar no espaço quantas vezes fosse preciso, desde que quem pagasse a conta fosse o contribuinte, é claro.

- Brum! Brum!Brum! - divertia-se Santo Jorge em seu triciclo, fazendo manobras radicais em meio ao salão real. De capacete e joelheira, dava voltas em torno da mesa, para assombro dos seus mais novos subordinados.
- Era só o que nos faltava! - cochichavam os serviçais de carreira. - O homem acha que isso aqui é um parquinho de diversões.
-Temos de dar desconto pro coitado. Passou tantos anos como showman da OP, que para ele obras de verdade são balanços, escorregadores e academias ao ar livre.
- Pelo visto, passaremos mais um ano construindo apenas canchas de bocha e tapando buracos no asfalto.
- E ouvindo as queixas dos contribuintes.
- Eu fui discutir com ele sobre as reclamações dos súditos com um problema de canalização de um esgoto a céu aberto e sabem o que ele me disse? Que se não passou na OP, não é uma reivindicação legítima da população, e que ele não ia perder tempo com demandas sem importância.
- Importância para ele é tampa de boeiro.
- Poliana afirmou que ele veio para somar.
- Somar mais uma chefia inútil a dezena que já temos, isso sim.
- Mas a rainha disse que ele vai resolver definitivamente o problema da mobilidade urbana no reino.
- De mobilidade ele deve entender, nem esquentou a cadeira como serviçal da Escola de Ensino Superior e já foi emprestado duas vezes para rainha. Fora o período em que atuou como vendilhão maior de Poliana. Se mover de boquinha em boquinha ele sabe como poucos.
- E de andar de triciclo também. É só o que tem feito nesses primeiros dias como bobo mor. Já estou ficando tonto com ele ziguezagueando pelo palácio. Só para na hora de posar para as fotos.
- Ele é o rei dos espetáculos, disso não dá pra duvidar. Incorporou o discurso politicamente correto da acessibilidade e do estímulo aos meios alternativos de transporte para solucionar a questão do trânsito no reino. Vai construir uma ciclovia na avenida central, agora que foi repavimentada.
- E pistas de bicicross nas demais ruas esburacadas do reino.
- Ouvi dizer que ele quer que a gente venha trabalhar de patins.
- Hoje eu vim de patinete. Fui obrigada, depois de correr ontem a manhã toda atrás dele pra assinar um ofício.
- Verdade seja dita, ele não é nada afeito ao trabalho, mas que fôlego para pedalar!
- E pra pedalar os problemas e os contribuintes também. E olha que só chegou essa semana, imaginem quando se sentir em casa.
- Bi-bi! - aproxima-se Santo Jorge, silenciando o grupo. De toalhinha no pescoço e saboreando um Gatorade, anuncia sorridente: - Meio-dia, meus serviçais. Hora do almoço!
- Turno de verão chefinho! Trabalhamos até as 14 horas. - informa um dos servos, contendo o sarcasmo.
Vocês trabalham, meus subordinados. Eu preciso almoçar. Com tanto exercício, tenho de repor as energias com uma boa base de proteínas e carboidratos. Recomendações de meu personal trainer. Vocês vão conhecer ele na semana que vem. Arrumei um carguinho para ele também. Vai ser chefe de vocês. Vocês vão precisar aprender a se mexer se quiserem seguir meu ritmo. Até amanhã! Não volto mais hoje. Preciso fazer a sesta depois do almoço e só acordo depois das 14 horas, quando infelizmente já terminou o expediente. Essa vida de bobo vai acabar me matando! Devia ter optado por minha vaguinha de serviçal público, não é mesmo? Teria muito menos trabalho e responsabilidades, assim como vocês. Mas minha ideologia e comprometimento com o futuro desse reino me fizeram assumir essa árdua trajetória. - conclui Santo Jorge, pedalando alegremente para fora do castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.