quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O reino sob a doutrina do clã


- Nossa, nunca pensei que eu fosse sentir tantas saudades de Horário Eleitoral. Aquilo sim era lugar bom de se viver! - queixa-se um dos militantes do clã desabando em uma poltrona.
- Nem me fale companheiro. Lá não fazia calor, nem tinha esse sol escaldante. Tudo era tão colorido e fresquinho em Horário Eleitoral! Aqui em Mundo Real a gente tem que suar a camisa de verdade, companheirada.
- É, não tinha asa também. - acrescenta Poliana adentrando ao recinto com o nariz franzido de descontentamento.
- Eu já estou com os braços dormentes de tanto abanar bandeirinhas, e ainda estamos longe da reta final. Se continuarmos nesse ritmo, vou ter que me encostar. – reclama um honorário representante do SindiPelego.
- Se encostar em quem? – pergunta Poliana, sarcástica - Vocês já nasceram encostados. Nos últimos anos andaram todos encostados em mim e em meu reinado de oportunidades. Se não fosse pelo meu regionalíssimo PAC (Programa de Acomodação da Companheirada) não sei o que seria de vocês.
- Nós nos acomodaríamos em outros lugares, pode ter certeza. O PAC vigora em todo território nacional. – afirma indolente um dos membros da FarsaSindical.
- Eu confesso que estou até achando divertido ver vocês tendo de trabalhar só para variar um pouco. Andando de casa em casa. Subindo e descendo morro. Arrebanhando o povo. Tudo isso sem ajuda do mágico photoshop! – exulta Poliana.
- Nem me fale Poliana! Que falta o photoshop faz! Com ele uma dúzia virava centenas. Agora estamos trocando seis por meia dúzia. Uma calamidade. Verdadeira conspiração matemática! – reclama um representante dos movimentos sociais.
- Mas ainda estamos usando nossa antiga tática da multiplicação de bandeirinhas. Cada um de nós carrega cinco bandeiras, assim nós sempre parecemos mais numerosos e nossas caminhadas mais robustas e impressionantes.
- É, mas eu sinto falta da estrela e da cor vermelha nas bandeiras. Fico um pouco constrangida com essas bandeiras com tanto azul e branco. Às vezes tenho até a impressão de ver um tucano voando junto com a gente. Pelas barbas de Fidel! – ultraja-se uma velha matriarca do clã abanando-se com as saias.
- Pobrezinho do companheiro Golesminha! Chega a estar com a testa reluzente com esse solão na moleira todo dia. – tripudia a maquiavélica Poliana – E o Chucrute então? Já deve estar um Chester de rosado. Os dois vão terminar essa maratona com as panturrilhas durinhas de tanto subir ladeira. – delicia-se a antiga e popular monarca.
- E com as mãos calejadas de tanto aperto e saudação. – acrescenta outro companheiro.
- O Chucrute vai fazer é calo nos beiços de beijar velhinha, isso sim. – continua Poliana irreverente. – Mas não importa o que eles façam, nem quantos quilômetros andem. Nenhum dos dois jamais terá minha classe na hora de segurar criança mijada. Minha desenvoltura ao desfilar e lançar beijos aos súditos. Minha postura decidida e carismática ao caminhar entre o povão. Minha categoria ao degustar pão com linguiça e salada de repolho, sem jamais torcer o nariz ou eliminar os gases. Ninguém nesse reino irá superar a magnífica e eterna rainha das multidões: Poliana!
- Você fazia isso com o bom e velho photoshop, né Poliana! Com edição, montagem, colagem e muita, mas muita maquiagem! Quero ver você lá, no meio do povão, com o desodorante vencido, isso sim! Logo você, cheia de fricotes. – retruca um dos militantes mais antigos e impertinentes.
- Já chega desse assunto. Vamos mudar o tema! - ordena Poliana, como sempre pouco aberta a críticas ou contestações - Como estão as pregações de nossa nova obra de ficção: o pastor Golesminha paz e amor?
- Ele parece estar pregando bem a palavra divina. Só não sei se o povão entende bem o significado da palavra, mas ele repete centenas de vezes, como um mantra.
- É verdade Poliana. – confirma outro companheiro – O Golesminha está se esforçando como pregador. Ele repete mesmo a palavra divina. Assim como mandam as escrituras. Aliás ele não fala outra coisa, chega a ficar monótono. É sempre a mesma ladainha.
- Nós até ficamos pensando Poliana, se não seria bom nós termos alguns projetos de governo. Algumas promessas fajutas, sabe como é? Dessas só pra enrolar os otários. É que ficar só na palavra, não sei não... Quem sou eu para questionar as escrituras de nosso clã, mas sei lá. É uma palavra meio complexa para nosso povo tão ignorante.
- Pera aí! – empertiga-se Poliana na cadeira – De que raios de palavra divina vocês estão falando? A ideia era fazer o xiitão do Golesminha parecer um tranquilo, e digno de confiança, servo de Deus. Não era para ele ler a Bíblia para o povo, até por que ele nem deve ter capacidade para isso. O que vocês andam aprontando seus molóides ?!
- Não é nada disso Poliana! É claro que ninguém está lendo a Bíblia pro povo. Nós não somos estúpidos. E é contra a doutrina de nosso clã ler qualquer coisa que não seja editado ou recomendado por nossos sensores, você sabe disso. Dizem que há trechos muito reacionários nessa tal Bíblia e claros indícios de perseguição a nossa ideologia libertadora. – informa um dos companheiros, ofendido com a falsa acusação.
- O Golesminha está pregando o que diz nas escrituras de nosso clã, Poliana. – esclarece outro – A palavra, só isso.
- Mas que diabos de palavra!? – exalta-se Poliana, já começando a demonstrar sinais de destempero.
- Alinhamento!
- Ah, bom. Mas nós estamos usando essa palavra há tanto tempo que chega a estar gasta. Mas é um excelente mote! Eu mesmo deitei, rolei e me esbaldei nesse tal alinhamento e deu certo. O povo caiu como patinho. Nisso o Golesminha está coberto de razão. Vamos dizer que nosso alinhamento com a rainha mãe, a Escolhida, é fundamental para que o reino continue a existir. Aliás, vamos continuar insistindo que o reino não existia antes de nós chegarmos ao trono. Uma mentira dita muitas vezes acaba virando verdade, esse fato nós mesmos já comprovamos.
- Então, está bem. Vamos seguir pregando o alinhamento e evocando o nome e a doutrina dos apóstolos.
- Nada de apóstolos! Não quero saber de nenhum de vocês falando em Mateus, João ou Pedro. Eu já disse para vocês não entrarem no terreno sério dos evangelhos. Vocês são tão bitolados que são capazes de transformar a Via Crucis na Intentona Comunista. – exalta-se Poliana já prevendo um desastre.
- Mas Poliana, nossos apóstolos são outros. São os apóstolos do alinhamento. Os sacerdotes do fisiologismo. Doutrinários da corrupção. Gente como a gente! Fieis discípulos dos mensaleiros. Genoíno, Calheiros, Sarney, Fernandinho...
- Deus todo poderoso! – alarma-se Poliana caindo de joelhos e unindo as mãos em louvor – São Inácio, nos dê apoio. Santa Dilma, nos dê recursos. São Barbosa, nos dê sossego. - clama a fervorosa rainha deposta – E qualquer outro Santo, me dê paciência para aturar essa cambada de estúpidos que me cercam. Eu juro, por toda a propina que me é sagrada: eu nunca mais coloco minha foto em nada. Que Justiça me perdoe e afaste de mim esse cale-se! – implora a pecadora e cada a vez mais desesperada, Poliana.

4 comentários:

  1. Vai ficando meio que confusa a vida bem nutrida no arraial dos Poliânicos, assim sem ter explicação para tudo e nem sustentação para os detalhes, a questão apenas se resume em querer dar ares de finalidade à aquilo que é apenas o começo do fim. Que todos os Santos alicercem este barranco que ameaça desbarrancar de vez! Creeeeeedo!

    ResponderExcluir
  2. PERGUNTA: O "GOLESMINHA PREGADOR" É PARENTE(FILHO,ETC) DO "GOLESMA BONDER" OU É O PRÓPRIO DISFARÇADO DE PREGADOR !?!

    ResponderExcluir
  3. Os rumores que chegaram à capital são de que a Rainha recuperou seu trono e o reinado está em festa... Confere produção?

    ResponderExcluir
  4. "Renti", por que fazem isso com a coitadinha da blogueira maluca? Quem foi que disse pra ela que devia continuar escrevendo obsessivamente sobre um tema que não domina? A teoria freudiana deve explicar essa sequiosa, ardente, e submissa vontade de agradar a alguém... Creedo!
    E sabe que o barranco está mais firme do que nunca? Vai desbarrancar é nada, pelo jeito, só a cara de pau de algumas pessoas.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.