sábado, 29 de dezembro de 2012

A derradeira TPM da rainha


Poliana olhava ressentida para o grupo de companheiros que a cercava. Seus aliados já demonstravam sinais de cansaço depois de horas correndo atrás de sua alteza. Os melhores negociadores e enroladores da equipe real foram chamados às pressas ao palácio para tentar contornar a situação. Nem mesmos os bombons de amarula foram suficientes dessa vez. Poliana estava irredutível. Seus bobos da corte entreolhavam-se prevendo mais uma calamidade para encerrar o tumultuado reinado. Todos conheciam as crises de destempero da rainha e sua teimosia desmedida. Quando ela teimava, teimava. Ninguém conseguia meter um pouco de bom senso na coroada cabeça. O gênio difícil da rainha, sua teimosia e intransigência e o peso da coroa eram exatamente as causas de toda a confusão em que estavam metidos a monarca e sua vasta corte agora.
- Você precisa entregar, Poliana. Não tem mais jeito. Não torne as coisas ainda mais difíceis e escandalosas do que já são. – argumenta Líquen, o amorfo, pela milionésima vez.
Poliana encontrava-se trancada na sua redoma de vidro fumê fortemente agarrada a sua adorada coroa. Decidira, em um ato de pirraça e rebeldia, que não entregaria a coroa a seu sucessor. Fosse ele quem fosse. Vermelha de raiva, batia o pezinho miúdo no chão e gritava:
- Não dou, não dou, não dou! Ela é minha! Só minha!
- Mas Poliana, é só por algumas semanas. Nós temos certeza que você vai vencer Justiça e recuperar a coroa loguinho. – acrescenta um dos bobos da Irmandade do Fogo
- Conversa pra boi dormir. Vocês estão me enrolando com isso há meses. Na minha frente garantem que vou vencer, e pelas minhas costas planejam quem vão colocar no meu trono. Meu trono! Eu não confio em nenhum de vocês, seus lacaios.
- Rainha, nós estamos nos esforçando ao máximo para salvá-la de Justiça. Eu mesmo já mobilizei meio mundo lá na sede do poder central. É preciso ter paciência e fé nos apoiadores de nosso clã. – afirma Líquen com a confiança adquirida pelos anos no ramo de compra e venda de emendas parlamentares.
- Enrolação! Vocês acham que eu sou como o povo que nós enrolamos há décadas? Se nossos companheiros de clã não conseguiram livrar a cara dos mensaleiros, vão se preocupar com uma rainha de um reinozinho de fim de mundo como eu? Essa coroa é minha! Eu conquistei! Ninguém me tira.  – berra a rainha, enterrando a coroa na cabeça.
- Nós todos, seus fieis bobos da corte, somos e sempre seremos solidários a você, Poliana. Estamos todos no mesmo barco. – apela mais um membro da Irmandade do Fogo.
- Mesmo barco uma ova! Só quem vai ser jogada para fora do barco sou eu. Vocês vão continuar usufruindo dos seus carguinhos por mais um tempo. E só estão ao meu lado enquanto eu tenho a coroa. Apenas estão preocupados em manter suas mordomias, seus ingratos!
- Mas você tem que pensar em nosso clã, Poliana. Se nós não conseguirmos vencer a reacionária Justiça precisamos assegurar que nosso grupo se mantenha no poder. Esse sempre foi nosso plano: décadas com as mãos firmes no poder e nas chaves do cofre, é claro. – pondera Líquen, com ares de Zé Dirceu.
- É isso mesmo querida companheira Poliana. Você sabe o quanto nós lastimamos essa perseguição que você esta sofrendo. Mas precisamos preparar o terreno e não desviarmos de nosso caminho. – acrescenta com voz mansa e a eterna postura servil, o solidaríssimo companheiro Golesminha.
- Nem vem Golesminha. Não adianta vir se chegando pro meu lado abanando o rabinho feito um poodle. Você mais do que ninguém está vibrando com minha decapitação. Você sempre quis o meu lugar! Sempre! Agora vai ter o apoio de nosso clã. Traidor!
- Jamais, Poliana. Isso nunca passou pela minha cabeça, adorada rainha. Eu sempre estive ao seu lado sem qualquer ambição de lhe tomar o trono. – afirma o companheiro Golesminha, um pouco enrubescido, chacoalhando a clássica franjinha.
- Já chega! Não é hora de discutirmos a sucessão. Em poucas horas você vai precisar entregar a coroa Poliana. Isso é um fato. Não adianta fazer escândalo. Você tem que se comportar como a rainha boazinha e doce que nós vendemos para o povo todo esse tempo. Era só o que faltava você aparecer como uma louca histérica na hora de repassar a coroa.
- É isso mesmo, rainha. Pelo menos nesses últimos momentos do seu reinado, tenha um pouco de bom senso. Nós já estamos atolados até o pescoço em escândalos, não precisamos de mais nenhum. Entregue a cora Poliana. – suplica um dos pajens
- Não é só a coroa, vocês não entendem? Como é que eu viver sem tudo isso aqui? Sem meu trono. Sem minha redoma de vidro fumê! A vista do reino é perfeita de dentro da minha redoma. Eu não vou suportar viver lá fora, onde tudo é meio esburacado e fedorento. Eu vou murchar como uma flor fora da estufa. – choraminga a rainha, fazendo beicinho e acariciando teatralmente a coroa.
- E o que você acha de se mudar para uma outra redoma, novinha em folha? – pergunta Líquen tendo uma de suas brilhantes idéias.
- Uma outra redoma? De vidro fumê cor de rosa? – indaga a rainha demonstrando apreciação.
- Isso mesmo. Uma redoma ainda mais bonita e blindada que essa, em um lugar privilegiado onde você vai poder ver todo nosso vasto reino.
- Com um trono?
- Claro, um confortável troninho só pra você.
- E com estoques de bombons de amarula? – empolga-se Poliana, com seus olhinhos de biscuit brilhantes de entusiasmo.
- Uma despensa cheinha. – garante Líquen
- Fechado! Podem pegar essa porcaria de coroa. Ela fica mesmo apertada na minha cabeça. E você companheiro Golesminha, vai ter que dar um jeito nessa franja horrorosa se for ficar mesmo com o trono. Ela não combina nadinha com esse modelo de coroa. Vamos lá, estou louquinha para conhecer minha nova moradia. Vamos seus molóides! Até a meia noite vocês ainda tem obrigação de me paparicar. Tragam os meus sais de banho e as toalhas de algodão egípcio. E não esqueçam dos bombons. – ordena a sempre surpreendente Poliana , deixando o recinto sem ao menos olhar para trás.

Um comentário:

  1. maravilhoso,como sempre...vamos passar para o teatro teus textos?
    dra..vc já leu Gatos á Paisana?De autoria de Gladstone Mársico.escreitor erechinense
    recomendo..vais deliciar-se e perceber que é mais atual do vc possa supor.bjus
    Euzinha

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.