segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Natal de Poliana



A ilustre e popular Poliana teima em não aprender com seus erros. Mesmo o chacoalhão de Justiça em seu jeitinho próprio de governar não serviu para colocar sua alteza nos trilhos da sensatez. Nossa magnânima continua a afirmar aos quatro ventos que toda e qualquer pendenga ética, moral ou judicial de seu reinado de oportunismo ou de seus aliados oportunistas, foram apenas acidentes de percurso, sem qualquer dano relevante ou digno de nota. Salvo talvez, a boa imagem de seu reino ou ao abençoado bolso dos fieis contribuintes. Mas isso são apenas miudezas de pouco valor para a eterna Poliana. Nada que valha um panfletinho ou outdoor desperdiçado. Ao que parece o peso da coroa atrofiou de vez o cérebro de sua alteza.  
Para ajudar nossa adorada rainha no novo e promissor ano que se avizinha pediremos ao velho Noel que neste Natal brinde Poliana com doses generosas de bom senso, humildade, moralidade, parcimônia, zelo com a coisa alheia, juízo, senso crítico, ética, coerência, decência e principalmente: respeito as leis, as instituições e ao Estado Democrático de Direito.
Que o bom velhinho leve embora o que lhe excede em autoconfiança, arrogância, assessorias incompetentes e mal intencionadas, aliados interesseiros e descompromissados, ganância, imoralidade, teimosia, intransigência, estrelismo e más companhias.
Que mantenha o dinamismo, a jovialidade, a simplicidade e o talento impar em valorizar e manter a aliança que a suportou.
Que conquiste a capacidade de reconhecer erros, de voltar atrás em decisões equivocadas, de ouvir e aceitar críticas a seu reinado sem tomá-las como afrontas ou meras implicâncias com sua ilustre e respeitosa figura.
Que adquira o discernimento de não voltar a acreditar que o poder, por maior que pareça, será eternamente benevolente com suas tolices. O poder cobra o preço que só os tolos haverão de pagar. Que o preço a ser pago por nossa popular rainha seja aprender a aprender com seus equívocos e tolices.

Um comentário:

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.