domingo, 3 de novembro de 2013

Pavimentando contradições

Poliana já estava desgastada de tanto ouvir reclamações. Não bastassem as críticas infames de Imprensa Livre (atualmente bem mais adestrada e domesticada), até seus bobos da corte davam de reclamar dos tais buracos no asfalto, quase um slogan do democrático e participativo reinado de sua alteza.  A monarca encontrava-se entediada com as mesmas cansativas queixas e lamúrias em quase cinco anos de reinado. Será que a elite golpista do reino não daria tréguas a rainha?
Para contentar os golpistas e silenciar a já moribunda Oposição, Poliana iria gastar um pouco dos recursos dos contribuintes para cobrir algumas crateras no asfalto e calar de vez as bocas maledicentes dos motoristas.
- Vamos colocar nos próximos dias mais um vultoso projeto de revitalização inclusiva e cidadã da pavimentação asfáltica da malha viária da região central do reino. – anuncia sua alteza, determinada.
- Graças a Deus, rainha! Não temos mais desculpas esfarrapadas pra tirar da manga e justificar quase cinco anos de negligência com o centro do reino. – suspira aliviado um representante dos movimentos sociais.
- Que brilhante idéia Poliana! O povo clama há anos por melhorias nas ruas do reino! – exulta outro bobo da corte.
- Ainda bem que você, Poliana, enfim conseguiu enxergar a situação precária de nossas ruas e avenidas. Tem lugar onde os buracos estão brigando um com o outro em busca de espaço! – opina um companheiro de clã.
- É a pura verdade rainha! Tem buraco engolindo buraco e bueiro se escondendo de medo de ser aniquilado nessa guerra desleal! – desabafa o bobo das obras no reino.
- Na minha rua já tem árvore crescendo nas crateras no meio da rua e as lombadas parecem valetas elevadas, pois é um buraco ao lado do outro. – acrescenta outro servo.
- Muito bem! Para acabar com tanta choradeira burguesa e elitista, estarei nos próximos dias, iniciando a primeira etapa da reformulação da pavimentação asfáltica para os burguesinhos desocupados e mimados do centro do reino!
- Bem dita seja voz alteza! E por onde começaremos o recapeamento?
- Pela avenida central, é claro! – declara Poliana, convicta e decidida.
- A avenida central? Ela não está lá grande coisa, mas as paralelas e perpendiculares estão em situação muito mais precária, rainha? – questiona um dos pajens.
- É verdade Poliana, tem ruas do centro muito mais necessitadas que a avenida central! – argumenta o bobo das obras públicas.
- As outras estão em estado deplorável! É uma buraqueira danada. A empresa que ganhou a concorrência para fazer o serviço, nossa parceira e amiga, teria de gastar muito asfalto para colocar aquele caos nos eixos. Seria muito gasto e pouco lucro com o dinheiro público. Por isso começaremos onde menos buracos existem. – replica a sempre coerente rainha.
- Mas Poliana, será essa uma boa estratégia?- questiona o preocupado marqueteiro real.
- Claro que sim, seu estúpido! Daremos recapeamento aos que menos precisam, mas onde a visibilidade é maior! Nossos amigos gastarão menos asfalto e nós gastaremos fortunas em marketing e mídia. Para cada buraco mal coberto espalharemos dezenas de banners e inserções em Imprensa Livre. Nossos súditos, cooptados e iludidos com tanta propaganda e marketing, se sentirão felizes e satisfeitos com um pouco de piche e pó de brita. E nós ganharemos popularidade e notoriedade. Essa é a eterna lógica do populismo, hoje, ontem e sempre. Como tão bem nos ensinou o eterno mestre Hugo! O povo, que paga a conta, se alimenta de ilusões e farelo de asfalto, nós, enriquecemos com os intermináveis recursos públicos e com os agradecidos votos de nossa eternamente maleável massa amorfa de súditos trabalhadores, simplórios e eternamente crédulos. – esclarece Poliana, soberana absoluta da neo democracia caudilhista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.