sexta-feira, 22 de julho de 2011

Semeando Buracos e Cultivando Tolices


Uma encharcada Poliana observava desolada a chuva que caía do lado de fora do castelo. Nem sua reforçada redoma de vidro fumê fora capaz de resistir ao aguaceiro que castigava o reino. Goteiras romperam a blindagem e lavaram o eterno otimismo da jovem e destemida rainha. Poliana não entendia o que poderia ter feito para desagradar dessa forma a São Pedro. Justo ela que mesmo contrariando os membros mais ortodoxos de seu clã, sempre fora tão devota. Está certo que nos últimos tempos andava se bandeando para entidades terrenas que muito pouco conheciam dos ensinamentos bíblicos. Talvez São Pedro tenha se ofendido com a devoção da rainha aos santos pagãos: Santo Jorge, o showman e São Antônio, o Alquimista. O fato é que enquanto a água rolava, uma praga nascia no maravilhoso reino de Poliana: buracos no asfalto. Uma quantidade imensa deles brotava democraticamente em todos os cantos e centros. Já havia mais buracos do que bobos na corte de Poliana! Um fenômeno surpreendente. Poliana precisava pensar, e logo, em uma forma de encobrir o problema antes que a temível Imprensa Livre começasse a enlamear seu límpido reinado. Sempre haveria, nesse mundo injusto, algum membro da elite alienada que tentaria culpar a pobre e sofredora soberana de todos os pequenos e imprevisíveis problemas do reino. Faltavam recursos para solucionar o atoleiro em que se encontrava. Poliana pulverizara todo o dinheiro de seus contribuintes nos grandiosos e imprescindíveis espetáculos da OP (Orquestra Partidária). Seus súditos adoravam uma festa, por isso quando podiam optavam por um bom e velho circo. Assim o democrático e inovador reinado de Poliana e sua trupe, dera ao povo apenas o que ele queria: churrasqueiras e canchas de bocha! Não era culpa de sua alteza se seus súditos não gostavam de asfaltamento ou saneamento básico. Poliana, a rainha dos excluídos, dava ao povo apenas e tão somente o que ele pedia. Tudo muito lógico e coerente. Só os tolos não conseguem entender.
Mas não adiantava se lamentar com a visão mesquinha e distorcida de Imprensa Livre e os eternos descontentes, era preciso criar soluções. Enquanto aguardava que algum de seus dedicados bobos conseguisse uma forma prática de transformar lixo e chorume em asfalto, era preciso improvisar. Poliana já matutava algumas de suas engenhosas criações. Pensava em implantar novos projetos integrados, integradores e participativos. Organizaria a campanha: adote um buraco. Assim seu adorável e solidário povo seria incluído democrática e participativamente na gestão dos problemas, tornando-se de fato, sujeitos atuantes num autêntico processo de resgate da cidadania. Uma brilhante idéia de uma resplandecente estrela! Para coroar definitivamente seu inusitado reinado lançaria também o inovador programa: Um Buraco no Asfalto por Morador. Um projeto de inclusão onde cada cidadão teria garantido o pleno direito da posse de seu buraco no asfalto. Nunca antes na história desse reino alguém havia realmente lutado para garantir a seus súditos um verdadeiro lugar ao solo. Poliana já vislumbrava os coloridos cartazzes e outdoors com pessoas sorridentes e satisfeitas e os dizeres: Meu buraco minha vida! Seria um estrondo, digno de mais um prêmio de gestão. “Como é que ninguém, nem mesmo o campeão do descaramento - o Ilusionista - havia pensado nisso antes?” – pergunta-se Poliana, a deslumbrada.

5 comentários:

  1. Apenas para constar...
    Alguns dias atrás, numa das ruas do reino, eis que ocorreu a operação "tapa boca de quem fala", sim, só pode ser chamada assim, pois para tapar alguns dos buracos enfadonhos existentes, eis que funionários, até bem intencionados, colocam material asfáltico nos buracos e para minha surpresa, assisto os mesmos a socar tal material com os pés, sim os "pés humanos", nem mesmo um socar ou um rolo compressor passou para compactar o material. Eu e meus colegas de trabalho, apelidamos a operação tapa-buracos, de "tapa boca de quem fala" que a prefeitura não vê os buracos.
    Importante, a referida rua é movimentada e trânsito para o fórum do reino. Um colega de trabalho até filmou, possivelmente para mostrar que Poliana não está corrompendo o programa um buraco por habitante, quando manda tapar os buracos, a pé, literalmente!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que decadência desse reino. Tapando buraco com os pés é de matar! Eu vi numa rua os próprios moradores tapando buraco com concreto pra dar uma arrumada. Deve ser mesmo o tal programa Um Buraco por morador!

    ResponderExcluir
  3. ME CONTARAM QUE EXISTE UM CONCURSO QUE VALE ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO PRÓXIMO, NOME DO CONCURSO: "QUANTOS BURACOS, NAS RUAS E AVENIDAS ERECHIM TEM" !?!
    SE VOCÊ ACERTAR GANHA COMO PRÊMIO 5 BURACOS NOVINHOS EM FOLHA NA SUA RUA !!! kkk.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa idéia!Parabens!
    Já vou colocar um pouco de cimento nos muitos buracos da minha rua. Vou ter de chamar um caminhão de concreto para cobrir todos eles.

    ResponderExcluir
  5. A doutorinha escreve o comentario e depois ela mesma faz um comentario anonimo. HAHAHA ACHA QUE O POVO E OTARIO

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.