sábado, 16 de julho de 2011

Atentando Poliana



- Booombaaa! Corre Poliana, tem uma bomba no palácio!
- Mais uma! Tava durando muito o meu sossego. Em qual emissora estourou a bomba dessa vez? – pergunta a já ressabiada Poliana, enquanto retoca a maquiagem.
- Não! É sério majestade, tem uma bomba no castelo! Temos que evacuar a área!
- Evacuar?! Ai meu Deus, então a repercussão é nacional? Outro tsunami midiático?! Já estou sentindo as cólicas intestinais. – choraminga Poliana, um pouco pálida e sudorética e levando as mãos a barriga. – Ninguém vai evacuar no banheiro real! Vocês Bobos dirijam-se a outras latrinas!
- Presta atenção Poliana, recebemos uma ligação anônima dizendo que colocaram uma bomba no castelo.
- Ligação anônima?
- Isso mesmo, alguém ligou e disse que tem uma bomba aqui! Temos que sair imediatamente!
- Eu não acredito que vocês, seus molóides, quase me matam de susto por causa de uma bobagem dessas! Eu quase me desarranjo todinha por uma besteira. Justo hoje que coloquei meu traje verde água! Que disparate!
- Mas majestade, a situação é preocupante! Precisamos garantir nossa segurança!
Poliana, senhora da situação, senta-se calmamente em seu trono e mantendo a altivez própria de seu cargo, encara seus aflitos bobos da corte.
- Meus adoráveis Bobos da Corte. – começa seu discurso de soberana absoluta – Vocês parecem mais bobos do que meus súditos! Analisem os fatos, seus inúteis! Ligação anônima é estratégia utilizada por nós para ameaçar quem nos contraria! Então, vocês deviam saber muito bem que são sempre ameaças vazias. Feitas para intimidar e semear o medo nos covardes. Nada, além disso! Nesse caso em especial, deve ter sido trote de alguma criança mimada.
- Mas uma bomba rainha...
- Bomba! Nosso reinado é um campo minado delas. Qualquer passo errado e vai tudo pelos ares! Qualquer súdito com um pouco de cérebro e censo crítico, até mesmo uma criança mimada, é capaz de ver isso!
- E se o castelo ruir Poliana?
- O castelo já está ruindo seu estúpido! Qualquer um pode ver. Está caindo aos pedaços! Não precisa nem de um rojão pra desmoronar de vez! Para nós ia ser uma benção se uma bomba de verdade implodisse tudo, assim eu não teria que explicar, no próximo ano, como deixei a situação chegar a esse ponto de calamidade.
- E se explodir mesmo?
- Se explodir vai ser lixo e chorume pra todo lado! – irrita-se Poliana, dona de todas as certezas.
- Eu também acho que essa história de bomba é trote, mas temos que evacuar o castelo para as autoridades averiguarem - intervém Líquen, o mestre de cerimônias de Poliana e assessor para assuntos de calamidade real – E precisamos pensar em como utilizar esse fato a nosso favor.
- Isso mesmo, meu caro Líquen! Precisamos usar essa brincadeirinha de criança para nos promover! Já posso até ver as manchetes com minha foto de benevolente rainha oprimida e perseguida. Vai ser o máximo! Tem certeza que nenhum de vocês encomendou essa bomba? De todas as bombas que vocês já me arrumaram essa foi a única que pode me render uma boa imagem. Está certo que as outras me renderam boas propinas, mas causaram alguns dissabores e desarranjos também. – reflete a rainha das jogatinas.
- Temos que reverter esse fato em um bom marketing para nosso reinado – continua o marqueteiro oficial da rainha – Devemos jogar a culpa desse atentado terrorista sobre as pessoas antidemocráticas que se opõe ao maravilhoso e desprendido reinado de nossa rainha. Podemos insinuar que tudo não passa de conluio de Oposição!
- Não força a barra Líquen! Quem vai acreditar que Oposição ia ter imaginação suficiente para uma estratégia tão elaborada? Eles ainda nem aprenderam a abanar bandeirinhas! – questiona um dos discípulos do clã em tom de deboche.
- Tem razão companheiro, aquela velharada reacionária não deve nem saber usar o telefone.
- Podemos por a culpa na Elite, que não suporta ver uma rainha popular e socialista.
- Isso só funciona em Horário Eleitoral, aqui não vai dar certo. Todo mundo sabe que a tal Elite está muito ocupada trabalhando e sustendo nossas farrinhas e as migalhas que distribuímos a plebe para ter tempo de ficar passando trote. – reflete Poilana, a socialite socialista. – Temos que arrumar uma desculpa esfarrapada mais convincente.
- Vamos pensar nisso mais tarde. Agora temos que deixar o palácio. Poliana precisa ensaiar sua cara de mártir mais convincente. Nós devemos fazer cara de preocupação e zelo com o patrimônio público.
- Vocês acham que devo trocar o traje por um mais sombrio e fúnebre?
- Eu acho que uma cor mais escura ficaria melhor Poliana. Talvez um certo ar de desarranjo, não intestinal, mas de quem foi pega de surpresa em meio ao árduo trabalho de luta pelos fracos e oprimidos, faça uma agradável imagem para fotos. Digna de uma rainha popular e populista.
- Devo chorar? – pergunta a articulada rainha.
- Não. Nada de lágrimas. Apenas o semblante de preocupação teatral com seus subordinados e a postura de soberana corajosa e destemida, pronta a vencer todas as adversidades em nome de seu povo e da democracia no reino.
- Nossa, que romântico! Parece texto de discurso do Fidel! Digo, música do Gardel! E eu devo discursar?
- Não! Melhor ficar calada. O silêncio é a sabedoria do apedeuta*.
- De quem?! – questiona Poliana, confusa.
- Do soberano, Poliana. De quem detém o poder. – traduz convenientemente o estrategista de Poliana, a rainha do ilusionismo e da ilusão autossustentável.
*apedeuta: o mesmo que ignorante, boçal, desconhecedor, estúpido.

6 comentários:

  1. MUITO BOM O BLOG. QUER VER QUE ELES VÃO VIR COM A HISTÓRIA DA "GUARDA MUNICIPAL ARMADA" DE NOVO. MAS AMIGA, POR FAVOR, "NÃO OFENDA OS APEDEUTAS"!!!

    FOI CRIADA A SECRETARIA MUNICPAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO SOCIAL COM ORÇAMENTO DE R$ 3 MILHÕES E AÍ APARECE "BOMBA"

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido os "contos" deste blog e tenho a necessidade de parabenizar a pessoa que o escreve. Quanta sapiencia!
    Não deixe de fazê-lo! Parece com a história do Monteiro Lobato que discutia a política brasileira nas suas "estorietas" e ainda dizia, que "qualquer semelhança com o real, é mera coincidência".

    Parabéns a(o) blogueira(o)!

    ResponderExcluir
  3. Fala-se por ai que a história da bomba é outra, parece que foi uma simulação para terem tempo para esconder determinados documentos uma vez que bem neste dia estava o tribunal de contas do estado investigando a prefeitura... vai saber não é.

    ResponderExcluir
  4. O líquen já era! Agora só falta sair a chefe de gabinete e o PT está fora do governo. Esse governo tem a cara do PP.

    ResponderExcluir
  5. E a cada mês estoura mais uma bomba nesse reino.

    ResponderExcluir
  6. Bomba mesmo irá estourar quando souberem que a culpa das escolas que estavam caindo na cabeça das crianças é culpa do marido da senhora Kátia,dona desse blog. Aí sim haja sapatinho para tapar o rombo.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.