domingo, 1 de abril de 2012

O Fantástico Marketing do Reino de Poliana


Poliana olhava maravilhada o book de fotos a sua frente. Não entendia como ainda existiam súditos que não conseguiam compreender seu reinado inovador. Era impossível não enxergar os magníficos feitos que sua assessoria divulgava de forma tão extravagante em todos os meios de comunicação. A soberana chegava a se enjoar com tantas imagens suas exibidas em panfletos e jornais. Não havia quem não ficasse hipnotizado com os cartazzes e banners espraiados pelo reino. E agora então, que seu império virara verdadeiramente um canteiro de obras? Quanto orgulho sua rainha sentia ao ver o pó de brita cobrindo os velhos buracos no asfalto, marca registrada de seu reinado até o momento. Poliana tinha certeza que sua articulada equipe conseguiria, com muita poeira e propaganda enganosa, ofuscar a lembrança de seus súditos de todos os anos em que estes sacolejaram e se exaltaram com os famigerados buracos. A estupidez e a falta de memória de seu povo eram tidas como favas contadas pelos assessores de sua alteza.
Poliana e seus bobos, com persistência e coragem de mudar, conseguiram alterar até mesmo velhos hábitos de sua gente. Após Interromper o trânsito próximo ao palácio real e criar um bizarro mas autêntico emaranhado de retornos e conversões, obrigara os motoristas a colidirem sempre longe do centro do reino e, é claro, das atenções. E como agora se sentiam seguros os motoristas e pedestres no reinado de Poliana! Os desinteressados bobos reais garantiram a rainha que o traçado das avenidas e os esplêndidos e inéditos canteiros idealizados por sua corte ofuscavam até mesmos os famosos Jardins Suspensos da Babilônia. Só mesmo a assessoria de marketing do palácio para fazer com que seu humilde povo se orgulhasse de desfilar alegre e fagueiro pelo boulevard colonial de Poliana.
A rainha e seus companheiros conseguiram tirar proveito até da desgraçada seca que castigava sua terra. Apesar da estiagem, sua majestade fora capaz de plantar belas flores e verdejante gramado e colher lindas fotos para seus imponentes outdoors. Não bastasse tanta fecundidade o alinhamento estratégico com estrelas de primeira grandeza permitira a implantação do inusitado programa de importação de água. Nunca antes alguém tivera uma idéia tão criativa e estapafúrdia como esta. Somente a destemida Poliana era capaz de tamanha ousadia. Oposição se corroia de inveja da criatividade sem precedentes da rainha. Com esse inteligente projeto e a transposição de alguns canos em período eleitoral, sua alteza tinha certeza que conseguiria lavar da memória de seu povo toda a enrolação do abastecimento. Com um pouquinho de sorte e muita, mas muita mídia e photoshop, Poliana e seus aliados conseguiriam disfarçar até mesmo os deslizes morais da rainha e sua corte. Poliana só esperava que, pelo menos nos próximos meses, seus companheiros de clã, agora bem acomodados, conseguissem controlar a insaciável ânsia por propinas. Se não fossem flagrados em mais nenhum desvio ético, conseguiriam manter por longos e rentáveis anos sua plantação de mentiras e delírios. Afinal, sonhos e ilusões alimentam o povo em Mundo Real e, Poliana e seu clã, eram imbatíveis na arte de plantar ilusões e colherem votos. E a época da colheita já esta se aproximando, pensa a sonhadora rainha encantada com a maravilhosa propaganda oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.