sábado, 21 de janeiro de 2012

Cara a Cara com Poliana: desvendando a OP


Recomposta de seu último piti, dúzias de bombons de amarula depois, uma impecável Poliana estava alerta e pronta para mais uma rodada de perguntas.
- Rainha, eu gostaria que a senhora explicasse a nossos ouvintes como é que funciona realmente os espetáculos da OP (Orquestra Partidária)? Há muitas dúvidas sobre esse tema.
- Os shows pirotécnicos da OP são sem sombra de dúvida a maior invenção de meu clã. São elaborados contos da carochinha feitos para comover intelectuais e idealistas que jamais participaram desses eventos. A fórmula é realmente complexa, não é qualquer um que consegue por em prática. É necessária a vasta experiência em ilusão de ótica e impressionismo de nossos companheiros de fantasias. Sem a companheirada a coisa não sai do chão!
- E como é a engrenagem desse complexo e participativo teatro?
- Funciona assim, espelho alienado. Nós juntamos dezenas de meus bobos e pajens, vários representantes do CUT (Companheiros Unidos no Trambique), SindiPelego e FarsaSindical com o nosso representativo grupo de súditos.
- Quantas pessoas participam desses democráticos eventos rainha?
- Uma multidão de encher os olhos, espelho. Chegamos a reunir mais de cem pessoas em uma mesma matinê.
- Nossa que impressionante! Cem súditos participando e se manifestando. Quanta inclusão!
- Na verdade, espelho, súdito mesmo deve dar uma dúzia, o resto é minha fiel assessoria que é muitíssimo participativa e representativa.
- Bem, de qualquer forma, é uma grande representação. E o que vale é a intenção e é claro as impressões e cartazzes que elas renderão, não é mesmo alteza.
- Como eu estava dizendo, com essa enorme e imparcial platéia, eu abro o espetáculo com um discurso comovente e esganiçado sobre como é maravilhoso e inédito o povo poder decidir o que quer e precisa no seu reino. Nessa altura já tem companheiros chorando e os meus bobos com as mãos em lasca de tanto aplaudir. Depois de duas horas de discursos nós abrimos o democrático espaço para a população decidir entre duas ou três obras que nós mesmos demos um jeitinho de colocar como prioridade pra eles.
- E como é que o povo que sempre foi tão oprimido pelas elites consegue decidir sem ajuda entre tantas obras importantes como escolas e esgoto?
- Nós conseguimos encontrar uma forma de facilitar a escolha pro povo e pro meu reinado. Nós não permitimos que esteja entre as prioridades obras realmente prioritárias, você me entende?
- Não entendi bem, rainha...
- Você é meio lerdinho espelho. Obras prioritárias como escolas, creches, esgoto, postos de saúde são muito caras. Por isso nós só disponibilizamos para cada um desses grandiosos eventos algumas migalhas de recursos. Assim o povo fica realizado por ter exercido plenamente sua cidadania escolhendo entre uma cancha de bocha e uma churrasqueira e eu ainda ganho o bônus.
- Que bônus?
- Quando os eternos descontentes ou meus invejosos perseguidores reclamam da falta de saneamento, saúde ou educação, eu prontamente respondo: foram meus participativos súditos que não escolheram esses supérfluos itens como prioridades! Não é culpa minha!
- Realmente a logística é mesmo complexa, Poliana.
- E o melhor ainda está por vir. A pirotecnia! Isso sim, é pura arte! Nós vendemos para a grande massa, a imagem do povo decidindo e debatendo grandes projetos. Lutando democraticamente por suas necessidades. Fazendo valer seus direitos e exercendo como nunca a cidadania. É pura catarse! A massa vai ao delírio com tanta fantasia. E nós garantimos muita propaganda e banners revertidos para o Fundo de Amparo a Companheirada.
- Impressionante, Poliana. Eu não imaginava que funcionava dessa forma.
- Ninguém imagina. Por isso é que essa obra de meu clã já esta em segundo lugar no livro dos recordes de propagandas enganosas que há mais tempo vende no mercado de ilusões.
- E quem esta na frente da OP?
- A maravilha cubana, é claro. Esse recorde vai ser difícil de bater, mesmo para nós.
- Realmente rainha, essa falácia é imbatível! E terminamos essa esclarecedora entrevista com nossa rainha convidando a todos os ouvintes para participarem do XI Bacanal de Poliana com Dinheiro Público. Os prazeres da corte pagos por você contribuinte.

2 comentários:

  1. enqto isso...... a companherada preparava a..... mega fe$ta da agricultura familiar.... aonde isso vai parar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai parar com os votos na urna... Muito engraçado a festa (exposição e vendas) durar somente um final de semana, isto com muita publicidade e alarde. Para trazer os políticos para cá.... e os produtores? verdadeiros protagonistas do evevnto, ficaram em último plano. Sem publicidde pública (embora fossem parceiros), apenas de boca em boca daqueles que já sabiam, ficaram com um público reduzidismo, feirinha, vendendo seus produtos na quarta e domingo no Seminário... Ficou clara a intenção que não era p promover a agricultura familiar e sim a cultura política.

      Excluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.