domingo, 20 de novembro de 2011

A Crise de Popularidade de Poliana


O pequeno grupo de bobos reais se amontoava num canto da sala em atitude suspeita. Disputavam, como crianças curiosas, algumas folhas de jornal. Falavam baixinho tentando não chamar a atenção da rainha que descansava em sua redoma de vidro fumê.
- Deixa eu ver também. Passa logo essa folha, companheiro!
- Olha só isso. É pior do que nós pensávamos. A rainha leva uma surra até na periferia.
- Que povinho mais ingrato e traiçoeiro. Nós gastamos boa parte do nosso tempo e dos recursos públicos entretendo essa gente com fantasias, pirotecnia, shows e pão com lingüiça e é isso que recebemos! Uma bola nas costas da pobre Poliana. – choraminga uma decepcionada integrante da Orquestra Partidária (OP).
- É mesmo. Devíamos ter construído menos canchas de bocha e mais escolas, talvez assim nos livrássemos dessas boladas traiçoeiras.
- Não ia adiantar nadinha. Pelo que diz nessa tal pesquisa a nossa idolatrada rainha é ainda mais rejeitada entre os mais estudados. E, por estudados, entendam aqueles que sabem somar dois e dois.
- Coitadinha da rainha, com todo o sacrifício que ela faz por seus súditos não conseguir largar na frente no concurso de popularidade real. É muita injustiça.
- Não tem nada de injustiça. Isso é tudo perseguição midiática orquestrada por uma elite dominante que não aceita o reinado democrático, popular, inclusivo e...
- Cala a boca Boina Verde! Só estamos nós aqui, então nos poupe desse discurso enfadonho. Essa ladainha a gente guarda pra impressionar os otários mais tarde. – exaspera-se um dirigente do CUT (Companheiros Unidos no Trambique), já entediado com a mesma desculpa esfarrapada de sempre.
- Não dá pra acreditar numa coisa dessas. A rainha vai surtar quando ver isso.
- Nem fale nisso! Não podemos deixar ela ver essa maldita pesquisa de popularidade. Já pensou quando ela descobrir que não é tão adorada e popular quanto nós fizemos ela acreditar que era?! Vai ficar mais histérica do que nunca. Nem uma tonelada de bombons de amarula vai acalmá-la dessa vez. – alarma-se o companheiro da FarsaSindical.
- Isso sem contar quando ela souber que ficou atrás logo dele: Zangão, o sisudo! Vai ser o fim.
- Como é que pode uma coisa dessas? Largar atrás quando se tem a coroa e com toda a ostensiva propaganda que nó fazemos, já é um fiasco daqueles. Agora, perder em popularidade pro Zangão! É inacreditável!
- É verdade. Nem Oposição acreditou, deve estar ainda mais abobada que nós dessa vez.
- Isso é uma catástrofe sem precedentes, pensem bem companheirada. O Zangão é sisudo, ranzinza, rabugento, velho e barrigudo. Não sorri nem pra tirar foto. Detesta beijar velhinhas e pegar criança mijada. Adora usar aqueles coletezinhos cafonas. Não consegue ser simpático nem com photoshop e toda edição de Horário Eleitoral. E, mesmo assim, abateu nossa meiga, simpática e carismática Poliana nas prévias de popularidade real! É inacreditável!
- Não dá pra entender o povo, mesmo. Não sei o que é que tínhamos na cabeça quando disseminamos essa idéia de que o povo devia ter direito a voz e voto. Se era pra dizer bobagens que ficassem de boca fechada, como em toda democracia socialista que se preze. – lastima-se uma antiga estrela dos movimentos sociais e representante fiel das minorias excluídas.
- Com tudo o que a doce e cândida Poliana, com seus olhinhos de biscuit, se esforça para agradar a plebe. Tantos sorrisos e trejeitos. Tantos espetos de linguiçinha para servir. Quanta criança ranhenta para beijar e melecar sua roupa. As intermináveis partidinhas de futebol, bocha e dominó que teve de disputar. E sempre com o eterno sorriso nos lábios. Tudo isso para conquistar o troféu popularidade, e mesmo assim o povo ingrato não reconhece. O que mais a pobre rainha deveria fazer para agradar essa gente?
- Não sei, mas quem sabe se ela posasse menos de perua simplória e mais de soberana do reino? Talvez o povo queira uma rainha e não uma bonequinha de historinhas infantis. Prefira a cara azeda do Zangão, com jeito de quem sabe fazer, do que a cara insosa de Poliana que parece não saber o que fazer e querer o que não sabe onde está. Se é que vocês me entendem?
- Não, não entendemos. Você anda muito filosófico pro nosso gosto, deve ter se vendido para Oposição. – indigna-se um dos bobos cegos da rainha.
- Eu estou só dando minha opinião, mas vocês não escutam ninguém. – queixa-se o compamheiro do clã, mesmo frente a carranca fechada do alienado grupo.
- Nós escutaríamos, se você dissesse o que queremos ouvir. – responde convicta outra democrática figura da corte real.
- Falem baixo ou vão acordar a rainha! Vamos parar de brigar e pensar no que fazer para reverter essa catástrofe. Precisamos nos mexer antes que Oposição fique assanhadinha demais. – intervém Líquen, apaziguador oficial da rainha.- Temos que investir ainda mais em propaganda e marketing. Colocar mais dezenas de banners e cartazzes pelo reino. Criar um projeto de inclusão dos subúrbios em nossas propagandas enganosas, estilo Fidel e a gloriosa democracia Cubana. Vamos soterrar a plebe de outdoors e folders, vendendo um reino encantado como em Horário Eleitoral.
- Mas e a tal elite? Como vamos ludibriá-los?
- Esses são os mais fáceis de iludir. É só mostrar para eles alguns filmezinhos chorosos com o povão lutando democraticamente por cada trave de gol e churrasqueira na periferia, que eles se mijam de emoção. Essa gente adora esses contos da carochinha pra intelectual dormir. Juram que são franceses, os coitados.

- E temos que caprichar mais nas churrascadas da OP também. Mais carne e menos pão e repolho pro povão! – sugere um dos bobos eufórico.
- Podíamos cercar os subúrbios com outdoors e cartazzes coloridos, como a redoma de Poliana! Assim eles não conseguiriam ver o lixo, a sujeira, a falta de infra-estrutura e os buracos no asfalto. Com isso, talvez não sintam saudades do insuportável e carrancudo Zangão.
- Ótima idéia companheiro! – estimula Líquen, motivador - É disso que precisamos, iniciativa para iludir por mais alguns meses os súditos e... nossa rainha também. Precisaremos trabalhar como nunca para impedir que sua alteza tenha acesso a esta maldita pesquisa. Ninguém estranho pode entrar na redoma da rainha.
- Já estamos controlando tudo companheiro.
- Ótimo. Nada de rádio, TV, jornais, revistas, internet...
- Internet também? – pergunta um dos pajens, já vermelho como pimentão.
- Claro! Principalmente a internet. Esse é, atualmente, o principal espaço para reacionários desocupados e subversivos espalharem maledicências. Por quê?
- É que eu não cortei a internet da redoma. A rainha adora navegar. Ela passa horas tentando entender as charadas e piadinhas sem graça de um tal Blog da Poliana...
- Ah, não! Ela ainda tem acesso a internet?! Então, a qualquer momento ela vai ver a pesquisa e vai ser... – tarde de mais para conjecturas, os fieis bobos reais ouvem o som que antecede, para eles, o inferno terreno.
- O que é isso! Quem deixou que Imprensa Livre divulgasse essas mentiras! – o esganiçado e apavorante berro da rainha deixa os bobos momentaneamente imobilizados de pavor. – É mentira! Mentira! – mais gritos, sucedidos pelo som de objetos colidindo com as paredes. – Onde está meu espelho mágico?! – novos objetos quebrando dentro da redoma – O book de fotos dos meus feitos reais, onde está? – urra Poliana, encolerizada, atirando ainda mais coisas nas paredes. – Onde se esconderam os meus bobos? Quando eu pegar vocês, vou arrancar os carguinhos e as mordomias de cada um com as unhas, seus inúteis! – Meus sais! Tragam os meus sais! – o grito histérico de Poliana faz com que os apatetados bobos comecem a correr desatinados, prontos, como sempre, a atender a todas as tolices e frescuras da menos popular, mas sempre intempestiva rainha. - E os bombons de amarula! Tragam já as caixas de bombons de amarula, seu molóides!

18 comentários:

  1. houhouhou, por esta os petralhas não esperavam, hahahahahhahaaha

    ResponderExcluir
  2. A "CÔSA" ESTÁ PERTO...MUITO PERTO..ISTO NÃO VAI ACABAR BEM, QUEM VIVER VERÁ !!! O "INIMIGO" DA RAINHA ESTÁ DENTRO DE SEU PRÓPRIO REINO.

    ResponderExcluir
  3. Hua hua hau hau... muito boa essa... eles não conseguem mais ludibriar nem seus próprios súditos, vão conseguir fazer o que???
    Parabéns por mais essa história fantástica!

    ResponderExcluir
  4. Não se esqueçam que em 2008 o atual prefeito começou em último lugar nas pesquisas.

    ResponderExcluir
  5. Que eu me lembre em 2008 não teve publicada nenhuma pesquisa, ao menos para as pessoas normais verem, só se alguma coisa interna, portanto...

    ResponderExcluir
  6. Só cego não percebe a triste realidade de nossa cidade. Esperamos tanto por mudanças e elas aconteceram da pior forma.....PARA MUITO PIOR.
    (só há uma solução: fora tropa de incompetentes, travestidos de bem intencionados).

    ResponderExcluir
  7. Uma pesquisa feita um ano antes da eleição não pode ser parametro para ninguem, nem para A ou para B. Hoje as pessoas estão preocupadas em pagar suas contas,formar seus filhos, trocar seu carro. Ninguem a não ser quem está envolvido com a política, sequer sabe quem serão os candidatos, nem mesmo eles tem certeza de quem serão seus adversários. Pode ser que Zanella não concorra, pode ser que Polis volte a exercer seu cargo na Caixa Federal. A eleição se define mesmo é na campanha eleitoral, pois aí o povo pode medir quem fez mais e quem fez menos, quem tem condições de fazer mais e quem não tem tanta condição de fazer. E, é aí que vem a vantagem do prefeito Polis, por ter feito muito mais e por ter alinhado com seu governo as tres esferas, ou seja, governo federal,estadual e municipal (isso conta muito. Portanto não é hora de ninguem cantar de galo. SUERTE A TODOS.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria conseguir ver o que essa gente diz que o tal prefeito fez tanto. Honestamente, não consigo ver grande coisa, nem nos bairros, nem no centro. Vejo a cara dele nos jornais, maior populismo. Só isso, mais nada.
    Só se fez na casa dele.rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Esta anonima aí em cima só pode tá dormindo com o prefeito (ela sabe tudo sobre a vida dele), deve ser uma garota de programa daquelas bem ralé que não entende e não vê nada. E viva o chinaredo iiiihuhuhu.

    ResponderExcluir
  10. A essa ou esse anonimo que diz que não consegue ver o que o prefeito PAULO POLIS fez, eu sinto lhe dizer que está mal informada. Sou partidária sempre serei, até a minha morte serei PT com muito orgulho. Listarei aqui algumas obras que me vem a memoria nesse momento. Negociação com a CORSAN (o seu prefeito Zanella não conseguiu em todos os anos de governo dele, pode ter certeza agora teremos esgoto tratado (antes não havia 1 metro se quer, não teremos mais falta de água nos períodos de estiagem tambem). Trouxe para nós a Universidade Federal (UFFS) e o Instituto Federal (não sei se a vossa excelencia sabe ou consegue visualizar quanto progresso isso representa), construiu mais de 2000 mil casas para famílias de baixa renda (isso representa redistribuição de renda, dignidade, cidadania),colocou nossa cidade no mapa quando aprovou o projeto de redistribuição de ICMS incentivando a região a produzir para crescermos no que se refere ao biodisel, criou 1000 novas vagas para educação infantil (talvez quem trabalha na sua casa se beneficiou com isso e indiretamente a senhora ou senhor tambem), deixará até o final do seu governo duas maravilhosas escolas dando oportunidade para mais famílias obterem educação gratuíta de alto nível (há alunos da escola São José indo para as escolas municipais e não é por falta de condições financeiras para pagar), continuará dando dignidade para o seu povo, retirando o terminal de onibus urbano daquele lugar insalúbre onde se encontra, revitalizou os canteiros da avenida 7 de setembro (nunca estiveram tão lindos), iluminou todos os canteiros da avinida Maurício Cardoso, está calçando o entorno do Parque Longines para que as pessoas consigam realizar suas caminhadas com mais tranquilidade, pegou de volta aquela parte que a piscina clube invadiu (aliás alí tudo é invadido, o parque pertence ao poder público)e transformou em uma excelente área de lazer para a comunidade, asfalou mais de 37 novas ruas nos bairros e tambem no centro, realizou mais de 100 obras nos bairros através do Orçamento Participativo, implantou o projeto Um Computador por Professor e irá implantar o projeto Um Computador por Aluno para as escolas municipais, reformou duas escolas novas logo que assumiu seu governo, arrumou as entradas da nossa cidade com o projeto das paralelas (trouxe o recurso), ou voce acha que o Zanella conseguiria esse recurso do governo federal (ele mem ia para Brasília). Ai cansei, tem mais coisas, outro dia continuo, agora vou me arrumar bem bonita, caminhar pela minha linda cidade e ver se encontro um gatinho pra mim, porque não sou amarga e maldosa ou maldoso com o referido anonimo. Beijo. Hasta la vista.

    ResponderExcluir
  11. Gostiei de ve. Essa tal mal informada ou esse não sei, só deve le caras e olha bundas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. A ordem para os macaquinhos petralhas é repetir o novo jargão "estamos alinhados com o governo estadual e federal". Já ouvi repetirem isso em duas entrevistas essa semana. Parabéns a vc que se orgulha de ser fiel ao PT.
    Admiro quem abandona sem pudores o caráter e a moral e se orgulha do mensalão e das roubalheiras até a morte. Continue assim. O mundo precisa de pessoas desprendidas.

    ResponderExcluir
  13. Bueno, cada vez mais dou razão ao filósofo, cantor e arquiteto cearense Falcão "eu paro, olho e vejo com tem gente besta no mundo", seja quem for o miserável que postou acima falando que viu tudo o que a atual administração fez, sinto em alertá-lo, ou é cego ou tem uma visão totalmente distorcida pois nem tudo que ele enxerga ele esta vendo, senão vejamos:
    -O propalado contrato da corsan tem os mesmos problemas que tinha no que ainda vige, pois se a corsan não cumprir, não tem nenhuma clausula que a obrigue a fazer sem que haja litigio demorado e com grandes custos no final para o municipio, e somente quem não pensa acha que graças ao contrato com a corsan (que desde que o mundo é mundo é ineficiente)que nunca mais teremos problemas de racionamento em caso de forte estiagem.
    -Tem esta administração uma forte influencia sim com a vinda da Universidade federal para ca, entretanto o IFET definitivamente veio graças a aministração anterior e não tem quem não saiba disso, esta é uma mentira que mesmo dita 1000 vezes não vai pegar.
    -Quanto as 2000 casas que esta administração "construiu", em primeiro lugar isso é promessa de campanha eleitoral, esta pessoa ou é burra ou sem vergonha ao afirmar isso, basta ver que no ultimo levantamento realizado pelo municipio (coisa de cerca de dois meses atras) e exposto na imprensa haviam sido construidas 600 unidade habitacionais de baixa renda, e o municipio mesmo tinha construido cerca de 250 e as demais eram obras financiadas diretamente pela caixa para os mutuarios, ou seja a administração não fez, diferente de outra administração que fez 800, mas fez mesmo sem a iniciativa privada, fomentando ela mesmo isso.
    -Não criou 1000 vagas, não tem ainda nenhuma escola pronta (espero que consiga concluir as duas que estão em andamento) mesmo assim não serão criadas 1000 vagas, uma vez que uma escola ja existe e serão realocadas e muito provavelmente deverá haver um incremento sim mas e esta escola (Ruter)sim será feita com dinheiro do municipio enquanto que a do Linho é uma estratégia federal que todos os municipios tem e erechim na região ainda é uma das ultimas a ter, basta olhar que itatiba, cotegipe e outros municipios ja tem a tempos, mas em suma definitivamente não serão criadas 1000 vagas nesta administração, basta ir se informar e não se deslumbar com placas mentirosas.
    -Iluminação dos canteiros? to loco então, e realmente foi uma coisa boa a revitalização dos canteiros.
    -Estão cercando o parque não calçando animal.
    -37 ruas asfaltadas em 34 meses de administração, da para rir né, muito pouco uma rua por mes, sem contar que em certos locais uma quadra conta com uma rua tststststsststtstts.
    -100 obras para os bairros graças ao OP, bom se consideramos que churrasqueira, forro em salão de bairro, são obras necessárias enquanto leva 3 anos para fazer uma escola, falta dinheiro para o coitado do secretario de obras ajeitar as ruas e tem que estar sempre se desculpando na imprensa e metem 6 milhoes por ano em migalhas, como se diz, não adianta enfiar toucinho em cu de porco gordo.
    -Quando as paralelas fazem 15 anos que se estava com projetos, elas tiveram inicio na administração anterior e esta administração pelo que andam (paradas as obras) muito provavemente não ira terminar. eu particularmente discordo do nome, não são paralelas, só um burro não ve isso, se tu entra no aeroporto nas "paralelas"e logo ali embaixo no menno tem que voltar para a BR, qual a liberação do transito que ocorreu? paralelas se isso fossem para realmente desviar e dasafogar o transito iniciariam na policia rodoviaria e terminariam no trevo de gaurama, e isso foi uma cagada das administrações anteriores que iniciaram o projeto e esta mais tonga ainda que jura que é grande coisa, estão gastando dinheiro, e fazendo merda.
    Bueno, vou parar por aqui porque ja esta muito extenso este comentario e daqui a pouco vou falar mais que a dona do blog, outro dia continuo ...

    ResponderExcluir
  14. AO ANONIMO AÍ DE CIMA: chegou a ler os jornais de hoje? Viste o nosso prefeito POLIS, na foto, conseguiu 8 MILHÕES para continuar a obra das paralelas, aquilo que vc chama de cagada das outras administrações. Eu particularmente não considero uma cagada, porque cagada era como estava antes de iniciar está obra.Antes só faziam obras na frente da casa dos seus, aqueles que se acham elitizados, o restante não era gente então perto dos bairros não se fazia nada e as paralelas ficam perto dos bairros, né?
    Bom, continuando. Percebeste quem está ao lado do prefeito POLIS na foto, nada mais, nada menos do que Marco Maia Presidente da Camara e hoje PRESIDENTE DA REPÚBLICA, e depois vc vem me dizer que não é importante ter GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL ALINHADOS. A CONVENHAMOS NÉ, caro anonimo?

    ResponderExcluir
  15. AINDA AO ANONIMO AÍ DE CIMA. Estão calçando SIM o PARQUE LONGINES, a cerca já foi faz tempo, agora é outra obra. Faz tempo que vc não sai de casa hein? AH ANIMAL É A SUA EDUCAÇÃO. eU NUNCA LHE FALTEI COM O RESPEITO. Não disse que essa gente que se acha elite, é um bando de frustrado e falido. E querem falar mal da petesada. HUHUHU QUE VENHA A CAMPANHA.

    ResponderExcluir
  16. Usando esse mote: os dois devem estar com as cuequinhas e meias bem alinhadinhas!

    ResponderExcluir
  17. A mas por Deus.... vcs dois anonimos que me levaram ao delirio das gargalhadas, vao la no post desta semana e comentem o concurso para palhaço publico... to louca para ler suas opiniões. o contraditório é saldável..

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.