quinta-feira, 14 de outubro de 2010


Fraterna Blogueira

Continuando a prosa doutro dia, vou esticando o laço, abrindo a armada, para tentar pialar os pensamentos que andam mais ariscos do que gato visitando canil. Porque, seja assim ou assado, mal passado ou no ponto, temos pencas de razões para ficar caborteiros e cismados, já que quando a poeira senta é que se vê o tamanho do rebuliço. E assuntando, por aqui, pelali, trelando com bolicheiros, posteiros e tosquiadores experimentados, acantonados neste findão de mundo daqui do Baixo Uruguai, entre um gole de canha e muitos dedos de prosa, vamos tirando a prova dos nove, remendando as teias das conversas e chegando às conclusões mais diversas. E a situação fica mais embaralhada do que olho de vesgo enfiando linha em agulha! Ala puctcha!
Pois este troço de votação tem dado o que prosar. Agora que o Senhor Traço Gêmeo, tido e havido como o Ministerioso, ganhou as carreiras e vai ser o novo Capataz Governador da Província de São Pedro, tão dizendo pelaí que o laço vai apertar e o nó vai ficar muito corrediço. Portanto, já tem índio aqui do Baixo Uruguai dando nó nas pilchas pra moldes de fazer simpatia e escapar dos castigos prometidos pelo futuro caudilho. Pelo sim pelo não, é deveras adequado se por mais água no feijão e menos sal no puchero pra não quedar em enrosco e desarranjos nas tripas.
Alumiando melhor o atalho desta conversa, muitos gaudérios daqui debaixo do Baixo Uruguai têm ficado com o carrapato atrás da orelha – não com a pulga, porque isso é coisa de falta de macheza – sempre que o tal de Traço Gêmeo, o Ministerioso, afirma que vai criar as tais Zonas de Compromisso – e ele insiste no tema. Então, o Traço, que é Gêmeo, diz que nas Zonas de Compromisso se entra, se negocia e se sai, ou se fica. E é aí que a porca da indiada torce o rabo, empina o focinho e grunhe de nervosa. Porcaria essa! Entonces, o remelento tá querendo acabar com a área de lazer da gauchada?! Quer dizer que daqui pra diante, pra poder descarregar os alforjes nos pelegos das Chinas, os sujeitos vão ter de assumir compromisso?! Vão ter de noivar na Zona, pedindo a mão das donzelas pra Rufiona da casa? Ora, Zona de Compromisso ou de Compromisso na Zona! E que negócio é este de entrar, negociar, sair ou ficar? Seria, por um acaso, tratar preço pra instante ou pra pernoite, como nos velhos e atuais tempos? Desse jeito, o Novo Capataz da Província de São Pedro já vai arrumando encrenca desde cedo, porque assim o macharedo, por aqui, vai apelidar o vivente de Estátua de Cavalo de Bronze, “o que não caga nem anda”! Ah! Ah! Ah!
Agora, mais triste do que baile em dia de finados é a situação da pobrezinha da filhota do Traço Gêmeo, a irrequieta, impulsiva e indômita, Prussiana Nora, que, além da insolação por ter ido ao PSol sem protetor solar, agora vai ter de voltar a receber mesada do velho. Porque ela foi buscar a lã e acabou tosquiada, foi ajeitar o ponche e caiu da montaria, ficando mais sem graça do que pônei em baia de cavalo crioulo. A avó dessa guria já dizia que ela parecia ter engolido Azougue( que é o mesmo que mercúrio metálico de termômetro) quando criança, pois era mais agitada do que água de sanga em passagem de tropa, mais escorregadia do que sela ensebada e, principalmente, mais teimosa do que operadora de telemarketing! Eta palavrório estrambótico! Viu, quem mandou ser malcriada com os mais velhos!
O certo é que o Traço Gêmeo, o Ministerioso, como um legítimo Ex-querdista, agora poderá fazer uma ampla Reforma Agrária aqui pelos pagos do Baixo Uruguai e, também, pelos do Médio Uruguai, Alto Uruguai e o entorno. Seja em Paiol Grande, em Paiol Médio ou em Paiol Pequeno, vai haver ampla distribuição de grãos, de terra e de grana para todos aqueles que aderirem ao Programa do Futuro Candidato a Presidente, Traço Gêmeo, o Carreirista!
E a peleia pra Presidência, hein?! A campanha está mais suja do que corredor de matadouro: é bosta, mijo e coice pra todo lado. Enquanto o Zé Motosserra promete fazer milagres, a Dilmachorona segura na mão do Padinho Cefalópodes Lula da Silva pra receber suas graças de graça. Aliás, os milagres do beato Lula já começam a ser verificados mesmo antes dele passar desta para a melhor. Por isso, a gente simples tem apelidado ele de Beatosalula (lembram-se do Beato Salu, da novela aquela?), o fazedor da multiplicação dos pães, dos cargos e das bolsas. Contam que aqui pra cima, num remanso profundo do rio, um cego quedou-se afogando ao cair das barrancas naquelas águas turvas, mas bastou apelar para os poderes do Beatosalula para que o milagre se fizesse – juram os narradores -, de repente o cego passou a enxergar com o Luz para Todos, começou a flutuar com o Air Bag Family (só pra esnobar a plebe ignara), e de lambuja ganhou uma vaga de Assessor Parlamentar e voltou galopando de contente para o Sua Casa, Sua Vida. Benzadeus! E tem um montão de causos tais e quais que assuntaremos noutra feita.
Enquanto tem candidata abortando todas as suas opiniões sobre o aborto e ajoelhando pra rezar apenas para não ter que tomar a extrema-unção na próxima eleição, muitos vão fazendo as malas e jurando amá-la até que sejam ptralhados pelos patrulheiros de plantão. Tem até quem jure, numa hora dessas, que Citotec é Melhoral! Ah! Ah! Ah! Dito e Feto! Digo, dito e feito! Ah! Ah! Ah!
Bagualesca, mesmo, vai ser a chuva forte e farta na horta dos Polianos, súditos e protegidos de Poliana, porque daqui pra frente o que já era cálido vai ficar caliente, vai faltar teta para o excesso de bocas. A fantástica Fábrica de Banners redobrará a produção para atender à demanda do Baixo e do Alto Uruguai, e também do Planalto Central. Porém, tudo por uma boa causa, ou seja; a causa das boas coisas da vida: poder, dinheiro e prestígio.
Enquanto isso, pra não perder o cacoete, Traço Gêmeo, o novo Sepé Tiaraju circuncidado dos pagos – não dos bagos, bem entendido?!- vai dizendo que “Esta Terra tem Dono!”, obviamente ele, Traço Gêmeo. E para reforçar os antigos projetos que ele diz que é de sua autoria, como nunca na história republicana deste país, vai lançar, além do Prouni e do Pronasci, a idéia do projeto Próstata, que, necessariamente, enquadrará, por certo com o dedo indicador, todos aqueles dissidentes ou oponentes aos seus anseios programáticos de morar na Granja do Torto em breve. O programa mais aguardado, porém, pela companheirada sequiosa e faminta é o projeto Prosnossos, cuja filosofia básica é, sem dúvida: “o que abunda dá pra todos, e o que é de todos é dos nossos”! Ah! Ah! Ah! Isso é que se chama Justiça Social com Distribuição de Renda entre os sócios!
E como cantava Mateus Teixeirinha: “Ideologia, eu quero uma pra viveeeeer!”
E vou quedando no más por aqui, pra não exceder no amargor do mate e nem repicar o fumo sem enrolar o palheiro. Porque hoje eu estou mais sestroso do que cavalo em porteira com mata-burro.
Adiós pampa mia, me voy, me voy a tierras extrañas...!
Zé Escarlate, o Rubro de Febre.

2 comentários:

  1. Vai faltar teta pra tantos Polianos.

    ResponderExcluir
  2. Nos metemos numa fria gaudério! A turma do Farso tomou o poder. Viva Hugo Chavez!
    Salve-se quem puder.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.