domingo, 26 de setembro de 2010
Contribuição a este Blog do Povo Gaudério do Baixo Uruguai
Prezada Blogueira
Ala putcha! Como se fala quando se está embasbacado aqui pelo Baixo Uruguai.
Nesses dias que ando mais folgado do que aposentado de férias, andei passando o olhar pelo tal de Blog da Poliana, num computador a gasogênio que tenho desde o Século passado, e fiquei meio que encanzinado e deveras preocupado com a situação da dita cuja. Pobre da fulana, pois é mais sofrida do que vaca com mamite dando de mamá pra bezerro esfomeado. Coitadinha desta Poliana, tão ingênua e lastimosa. Uma santa criatura caída nas garras de uma Bruxa Má que não perdoa nem uns pequenos arrepios na conduta e na ética. Mas, vamos em frente que o gado já pastou e precisa beber água!
Até andei matutando, aqui com o zíper de minhas bombachas, se a dita Poliana não seria aparentada, de longe, talvez, com o meu finado amigo Poliânus, que foi lindeiro das terras do meu patrão, e que era assim chamado a guisa de apelido porque se dizia especialista encarregado de lustrar os fiofós da bicharada durante a Exposição Agropecuária, pra que eles, os fiofós, ficassem luzidios e tinindo e impressionassem os jurados e, principalmente, a platéia. Por sinal, nunca vi apelido mais apropriado, porque se o vivente era lustrador de fiofós, só poderia ser de fato um Poliânus! Ah! Ah! Ah!
Mas, voltando à Vaca Fria, antes que ela amorne de novo, fiquei muito encasquetado com essa tramóia toda que vem ocorrendo pelaí pelos pagos afora e adentro. Pois só se acha político sério se o gajo estiver com cólicas ou já borrado nos fundilhos, porque senão é um deboche só! Por falar nisso, aqui pelo Baixo Uruguai, que fica a muitas Sesmarias de campo daí do Alto Uruguai, já tem gaudério tirando proveito da pasmaceira moral porque passa a Terra de Pindorama, com tanta roubalheira e descalabros, que o compadre Astrogildo, conhecido alambrador deste lugar, tem tido umas ideias proveitosa para lucrar com a bandalheira que assola o solo pátrio. Pois não é que o Astrogildo, do alto de seus coturnos, andou inventando a “Guaiaca-Íntima” e a “Meia-Calça com bolsos” para facilitar a camuflagem dos dinheiros mal havidos , por uns e por outros, da situação ou da oposição. Assim, não vão ter os membros da corruptalha de plantão que valer-se de carpins, cuecas, corpinhos(vide corpetes) e outras peças de debaixo da vestimenta. Bah, que baita idéia essa! Por isso tenho aconselhado o taura inventor a patentear os troços todos, antes que algum vivaldino o faça. Isso vai vender mais do que camisinha em dia de fandango na Zona!
Buenas, trazendo de volta a Poliana à baila, já nem se estranha mais isso de ficar dando Cargos e Comissões para parentes, amigos e companheiros, porque, como dizia o meu amigo Zé Dirceu: “se não tem pra todos, primeiro pros meus! Porque, no fim, no fim, um por todos e todos por mim!”. Grande Zé Dirceu, que quase finou, mas não morreu!
O Brabo mesmo – e que me deixa com prurido nas meninges – é que um Velho Peão metido a vidente aqui pelas Barrancas do Baixo Uruguai, tido e havido como Adivinhador, anda prevendo que estamos prestes a ingressar no Estado Novíssimo, ou seja, na versão atualizada e mais poderosa da Ditadura do Estado Novo, já que – acredita ele – as cartas todas estão sendo jogadas para isso: populismo, assistencialismo, idolatria, descaramento institucional, desfaçatez e, principalmente, falta de vergonha nas caras oficiais e nas dos oposicionistas de meia-tigela.
O certo é que onde antes havia Bolsões de Miséria, hoje há Bolsões de Famílias com Bolsas Família, o que pode parecer trocadilho, mas o que rende de votos é quase uma odisséia! No Horário Eleitoral Oficial – que é mais sem graça do que piada requentada e mais comprido do que discurso de gago – se fazem mais promessas do que em véspera de Ano-Novo, e, o pior, é que mesmo as tevês sendo a cores os cretinos não ficam nem um pouquinho corados.
Fico bastante encafifado com este negócio das Prefeituras criarem o chamado Estacionamento Rotativo nas cidades, do Alto e do Baixo Uruguai, e, teimam em chamar estas áreas de Zona Azul. Mas quéquéisso?! Onde já se viu tamanha porqueira? Sou do tempo que as Zonas onde havia Alta Rotatividade eram chamadas de Zonas do Meretrício, que eram sempre alumiadas por possantes Luzes Vermelhas, que, portanto, jamais eram Azuis. E, ainda, a propósito das Zonas de Alta Rotatividade, aquilo que hoje a companheirada chama de Corporativismo, e que praticam de montão, no tempo das Casas das Luzes Vermelhas as chinas tinham que botar muito o corpo em atividade para poderem ganhar os pilas do dia-a-dia, daí o Corporativismo da sobrevivência, ou seja: tinham que dar de comer à noite para ter o que comer de dia! Arre Tasca! Na verdade comprovando o Velho Ditado: “É dando que se recebe”! Adágio este muito bem apropriado pela fauna governista de plantão. Ah! Ah! Ah!
E como dizia o outro, que ninguém sabe quem é: voltando de volta, dizem que vai para a Governança daqui da Província de São Pedro – não do São Pedro Simon, o Acenador, que gesticula mais do que marionete de circo – o Senhor Traço Gêmeo, o eterno Ministerioso, que ocupou mais espaço no Paço Federal do que o Exército no tempo da Redentora. Porque o Traço, que é Gêmeo e, portanto, tem duas caras, foi ministro de quase tudo, sendo mais conhecido do que Simpatia pra Soluço. Entonces, qualquer gaudério desletrado e andarilho, como um legítimo e bom gaudério, sabe, até por ouvir falar, que quem não esquenta lugar por muito tempo tem o rabo muito quente, o rabo solto ou o rabo inquieto, ou tudo duma vez só. O estranho, mesmo, é que os Traços, que são Gêmeos, portanto, paralelos e não encontráveis nem depois do infinito, não conseguem chamar para o seu lado nem a própria cria; a Irrequieta e Serelepe Prussiana Nora, aquela que vai ao PSol sem usar protetor Solar! Oigalê, tchê!
Já que o lixo está teimando em subir na vassoura, como dizia o amigo Elesbão, só mesmo dando pranchaços de facão!
Daí, talvez só o Todo Poderoso e Universal Presidente Cefalópodes Lula da Silva, que tem os pés na cabeça e que, muitas vezes, mete os pés pelas mãos, devesse intervir na questão e, por mares nunca dantes na história deste país navegáveis, fazer uma Metida Provisória, com a Marisa insossa mesmo, para obrigar à Prussiana Nora voltar aos braços do velho e demagogo pai, Traço Gêmeo, o Ministerioso!
Só sei que o Velho e Finado Karl Marx, que aqui pelas barrancas do Baixo Uruguai, desde o tempo da Ditadura, é cognominado de Carlos Marques, só pra disfarçar, deve andar se contorcendo no túmulo ao ver tanto Ex-querdista figurando de revolucionário por aí. Por exemplo, o Traço Gêmeo, tem sido o legítimo falsificador da famosa Mais-Valia comunista, porque para ele, Traço Gêmeo, diferente do que Marx preconizava: mais valia um bom cargo na mão do que um mamão no pé e sem cargo! Ainda, se na máxima Socialista era preconizado que: “A cada um segundo sua capacidade”; o senhor Traço, que é Gêmeo, foi se capacitando, se capacitando, e...pimba!
Pra encerrar esta pequena missiva, vou dizendo que a indiada daqui do Baixo Uruguai, que anda mais por baixo do que barriga de minhoca, tem medo é que nesse fudunço todo, quando acabar o Mel as moscas vão ser tantas que, lá pelas tantas, vai ocorrer a Revolução das Moscas, daí não vai ficar bosta sobre bosta! Porque, como dizia um Índio Velho, antigo Bolicheiro daqui do Distrito: “Quando Urna Eleitoral vira penico, se for urna eletrônica, o Botão de Confirma vira Descarga e o Povo, como sempre vai fazer o papel de Fossa! E o que confirma que o Papel aceita tudo é a própria existência do bom e leal Papel Higiênico! Ah! Ah! Ah!
Adios muchachos canpañeros de mi vida!
Zé Escarlate, o Rubro de Vergonha!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Espero que os Petralhas não tenham conseguido lançar seus tentáculos lá pelos pagos do Baixo Uruguai. Vamos esperar que o Traço Gemeo não esquente cadeira no nosso pago.
ResponderExcluirmas so podem ser parentes...ule linguas afiadas..
ResponderExcluirTemos todos de nos unir em uma corrente pra impedir que o Traço Gemeo e sua trupe invadam nosso pago. Engraçado que os petralhas sempre diziam que as pesquisas eram mentirosas quando estavam perdendo, agora tudo mudou.
ResponderExcluirEpa! Vamos ter que engolir Traço Gemeo. Que venha o engove e o óleo de rissino.
ResponderExcluir